Busca avançada
Ano de início
Entree

Taísa Peres de Oliveira

CV Lattes


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

é Bacharel em Linguística e Língua Portuguesa pela UFG. É Mestre em Estudos Linguísticos e Doutora em Linguística e Língua portuguesa pela UNESP. Em 2008, atuou como Jovem Pesquisadora da FAPESP na UFSCar, onde também lecionou. Atualmente, é Professora Associada na área de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras. Foi Coordenadora do PPGLetras-UFMS de 2013-2016. É coordenadora do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas, sediado na UFMS e membro do Grupo de Pesquisa Discurso Gramática, sediado na UFRN. Coordenou o GT Descrição do Português da ANPOLL na gestão 2021-2023.. É membro da Comissão de Sintaxe da ABRALIN. É membro do Corpo Editorial dos periódicos Revista Alfa de Linguística, Guavira Letras e Entremeios. Atuou como Pesquisadora Visitante na Viena University, Áustria; na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica; University of Edinburgh, Escócia. Traduziu a obra Construcionalização e Mudanças construcionais, publicada pela Editora Vozes em 2021. É Editora Associada da Revista da ANPOLL. Desenvolve pesquisa nas perspectivas dos Modelos Baseados no Uso e da Gramática de Construções. Pesquisadora visitante na UNviersity of Edinburgh, Escócia, Reino Unido em 2024. Os principais temas de interesse são orações e conectores adverbiais, distinção léxico-gramática, mudança linguística, (inter)subjetivização. É Bolsista Produtividade FUNDECT/CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.