Busca avançada
Ano de início
Entree

Valéria Amorim Arantes de Araújo

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Livre-Docente 3 (MS-5.3) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP), Vice-coordenadora do GT Psicologia da Educação, da Anped (Associação de Pós-Graduação em Educação) e membro dos grupos de pesquisas "The Good Project" e "Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional" (Lab_Educare). É coordenadora da coleção Pontos e Contrapontos (Editora Summus) e membro do comitê científico da Revista Iberoamericana de Psicologia. É parecerista ad hoc de revistas científicas nacionais e internacionais. Atualmente coordena cursos de atualização oferecidos pela Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto IUNGO ("Repensando o Currículo" e "Ativar"). Durante os anos de 2009 e 2020 foi Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutorou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona - Espanha (2000) e graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Foi professora-visitante na Northeast Normal University (China) em 2024, na Harvard Graduate School of Education (EUA) em 2020, na Stanford University School of Education (EUA) em 2016 e 2008, e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) entre os anos de 2006 e 2010, ministrando disciplinas anualmente no Programa de Doutorado - Psicologia de la Comunicación: Interacción Social y Desarrollo Humano. De 2003 a 2005 foi Assessora Pedagógica da Comissão Central responsável por criar o campus Leste da Universidade de São Paulo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), tendo sido a coordenadora do Ciclo Básico de todos os 10 cursos implantados de 2005 a 2008. Teve participação ativa na coordenação de grandes projetos públicos de formação de professores, destacando o Programa 'Ética e Cidadania na escola' do Ministério da Educação, entre os anos de 2003 e 2009; Programa de Educação Continuada (PEC) e Programa Construindo Sempre (PEB), da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, de 2002 a 2004; Curso de Gestão de curriculo para professores coordenadores (REDEFOR), da Secretaria Estadual da Educação e USP, de 2010 a 2012. De 2008 a 2014 foi vice-coordenadora dos cursos de especialização sobre ética e cidadania no âmbito da parceria USP/UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Produziu materiais para formação de professores para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para a UNIVESP e para diferentes editoras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Educação moral, atuando principalmente com os seguintes temas: projetos de vida, educação em valores, educação socioemocional, bem-estar, o bom-professor. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.