Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Dias Paza

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2007), Mestre em Comunicação e Educação pela mesma Universidade (2002) e graduado em Letras (1995). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: letras português/inglês, linguística, literatura e leitura, comunicação, cultura, educação, tecnologias disruptivas, comunicação colaborativa e semiótica do fluxo de informações complexas. Atua como pesquisador desde 1998, tendo sido bolsista CNPq e FAPESP em diferentes níveis, sendo membro de Laboratórios da ECA/USP - onde coordenou a pesquisa "O desenho animado na tv: mitos, símbolos e metáforas" - sob orientação e coordenação geral de Profa. Dra. Elza Dias Pacheco, aprofundando seus conhecimentos sobre infância, comunicação e formação escolar. Participou do CEPs: Centro de Estudos Pearceanos, da PUC-SP, coord. Profa. Dra. Lúcia Santaella, e Núcleo José Reis de divulgação científica, coord. Prof. Dr. Ciro Marcondes (até 2008), pesquisando a nova teoria da comunicação. Professor e coordenador no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, estruturou o Curso Técnico de Multimídias (audiovisual) e lecionou diversas disciplinas da área linguagens para ensino médio. Professor em diversas universidades, tais como FATEC-SP e o IFSP, atuando em cursos de Letras. Atuou na FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, projeto QBQ - Quadro Brasileiro de Qualificação da CBO (2019), classificando ocupações da área de Construção Civil. Atuou 10 anos na Gerência de Educação do SENAI-SP (até 2018), coordenando projetos de implantação tecnológica de formação profissional, administrando e produzindo Itinerários formativos para 30 áreas tecnológicas, preparando alunos desde o ensino fundamental até o nível superior, sobretudo nas áreas de Logística e Construção Civil. Coordenou projeto para a formação de tecnólogos bilíngues em Logística, em parceria com o Ministério de Educação Francês, percorrendo 8 mil quilômetros, na França, visitando Universidades Tecnológicas (UITs) e empresas, em Missão Educacional Brasil/França, 2013. Coordenou o Projeto Educacional BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção) do SENAI-SP, compondo a Missão Brasileira de BIM em Londres, parceria do Brasil, Reino Unido, UK BIM TASK GROUP e UK BIM ACADEMY (Bentley). Destaca-se aí o estudo e visita à construção da Linha Elizabeth do metrô londrino - em BIM, os diálogos e visitação ao arquiteto David Miller, estudando vários projetos em BIM, da construção à restauração, leituras possíveis. Foi Professor de Letras e Pesquisador no Instituto Federal de São Paulo, Campus Pirituba, onde coordena a Pesquisa: "Projeto BIM - Protocolo de comunicação colaborativa, suas competências e a ferramenta CDE (Common Data Environment) Leituras e Interpretações", nível de maturidade 2 na implantação BIM para a indústria AEC brasileira. Em 26 anos de experiência na docência e na pesquisa, dedica-se, de forma intercalada, a diferentes contextos profissionais, 16 anos ao ensino básico nos níveis fundamental 2 e médio formal e integrado, em instâncias municipal, estadual, federal e em redes particulares, atuando em projetos interdisciplinares, integrando as linguagens das artes, as belas letras, expressões corporais e manifestações culturais e tecnológicas. No âmbito da cybercultura e cibernética pedagógica, realiza projetos de vinculação da educação formal com a formação profissional, evidenciando o papel semiótico das linguagens e suas relações com a experiência humana cotidiana, profissional e de atuação cultural e social para o desenvolvimento de competências e habilidades desde a oralidade e escrita até expressões artísticas e culturais, ensaios para soluções de problemas, lançando mão de metodologias ativas: estratégias da PBL (situações problemas, estudo de caso, projetos e pesquisas), Teoria da Aprendizagem Mediada (TAM) e Design Thinking. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.