Busca avançada
Ano de início
Entree

George Bedinelli Rossi

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (1982), mestrado em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) e doutorado em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999) e Pos-Doutorado. Atualmente é professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo USP). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Interatividade e Memória e Redes Estratégicas.Meus interesses em pesquisa são: (1) Interatividade e Memória, (2) Redes Estratégicas formando Vantagem Competitiva Sustentável e (3) Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behaviour - TPB).Na linha de pesquisa (1) Interatividade e Memória, investiga-se como o acoplamento dos sentidos humanos (audição, visão, olfato e paladar) à máquina (neste caso, equipamentos relativos à Internet) conduzem à Interatividade (Homem-Máquina) induzindo à imersão sensorial e psicológica e que esta imersão aumenta a Memória Explícita do consumidor.Na segunda linha de pesquisa Redes Estratégicas a revisão da literatura revela que as principais teorias são: (1) A Teoria da Dependência de Recursos, segundo a qual nenhuma organização é auto-suficiente em relação aos recursos de que necessita para competir o que a impulsiona à complementação de seus recursos por meio de Redes Estratégicas com outras empresas, (2) a Teoria da Visão Baseada em Recursos, asseverando que a combinação dos recursos de diferentes empresas produz resultados que não seriam alcançados de forma isolada o que a motivaria à formação de Redes Estratégicas outras empresas e (3) a Teoria do Aprendizado Organizacional, propondo que a formação de Redes Estratégicas possibilita construir uma plataforma de aprendizado para a geração de novos conhecimentos possibilitando à inovação em novos mercados, em novas formas de gestão organizacional e em produtos incrementado sua capacidade competitiva. Assim, o pressuposto básico é que a aquisição de recursos por meio de Redes Estratégicas com outras empresas favorece a Vantagem Competitiva Sustentável. O objetivo central desta linha de pesquisa é investigar se a necessidade de acesso a recursos internamente escassos na empresa favorece a formação de Redes Estratégicas.A terceira linha Theory of Planned Behavior, investiga os fatores que influenciam a intenção de se realizar o comportamento (ação) que é formado pelas Atitudes, Normas Subjetivas e Percepção do comportamento planejado. Professor no curso de Gradução em Marketing, no mestrado e doutorado acadêmicos em Turismo e no Mestrado Profissional em Inovacao da FEA-USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.