Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Aparecida Mello

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular/Sênior da Universidade Federal de São Carlos, tese titular defendida em 20/12/2018, lotada no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP e credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, ambos do Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFSCar. Exerceu chefia do Departamento de Metodologia de Ensino - DME/UFSCar e o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis junto à ProACE/UFSCar. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY, desde 2003, cadastrado na plataforma Lattes e certificado pela UFSCar. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Mestrado em Educação Especial pela UFSCar; Graduação em Pedagogia pela UFSCar; Graduação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos - Escola de Educação Física de São Carlos. Integrou a Comissão de Implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM e coordenou a Linha de pós-graduação: Processos Educativos, Formação Docente e Inovações na Educação na UNIPAM. Incorporou várias comissões de reformulação dos cursos de Pedagogia e Educação Física da UFSCar. Participou da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar (PDI). Desempenhou a função de professora adjunta e professora associada, ambas por eleição, no Conselho Universitário (ConsUni/UFSCar), órgão superior da universidade, por vários anos. Representou o DME e o DTPP nos conselhos da Pró-Reitoria de Extensão - ProEx e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - ProACE. Tem experiência como professora e pesquisadora na área de Educação nos diferentes níveis da Educação Básica e Superior. Desenvolve pesquisas que enfatizam a área de Educação Infantil - Escolar, focalizando temas relativos à: aprendizagem e desenvolvimento da criança; desenvolvimento cultural humano; atividade de brincadeira e jogos de papéis sociais na escola; atividade de movimento; consumismo na infância, tecnologias, neurociência e educação; desenvolvimento das funções psíquicas superiores, avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, entre outros. Orientou vários projetos de iniciação científica financiados pela FAPESP e PIBIC. Orienta alunos de mestrado e doutorado com projetos financiados pela CAPES, inclusive doutorados sanduiche - PDSE em Cuba e México. Supervisiona docentes em pós-doutorado. Exerceu a função de representação da Linha- Educação Escolar: Teorias e Práticas - EETP - na Comissão de Pós-Graduação - CPG/PPGE/CECH/UFSCar. Coordenou projeto financiado pelo PROEXT e foi pesquisadora de projeto financiado pela FAPESP, além de bolsista no curso de doutorado. Desenvolveu inúmeras atividades de pesquisa e extensão junto à Proex/UFSCar. Foi parecerista de projetos de pesquisa e extensão na mesma pró-reitoria. Coordenou a produção de material didático para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, na área de Educação Física. Participou como membro gestora do Congresso Paulista de Educação Infantil e Simpósio Internacional de Educação Infantil - COPEDI. Tem publicações em revistas Qualis A, capítulos de livros em editoras nacionais e internacionais e autora de livros. Desempenha a função técnica de parecerista de revistas Qualis na área da Educação e de congressos nacionais e internacionais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.