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Felipe Soto Pau

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Cuba

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Politécnico José Antonio Echevería, Cuba (1982), mestrado em pós-graduação pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1999) e doutorado em pós-graduação pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2003) sendo uns dos trabalhos que sustentaram os carros FLEX, e que incluiu um estudo para identificar e quantificar a detonação em motores usando gasolina e etanol por análise espectral, também fez pós-doutorado (2007) transformando um motor diesel para ciclo Otto usando etanol vaporizado. Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em aproveitamento da energia em Motores de Combustão Interna, energia de Biomassa (biocombustíveis) e controle ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho e emissões de motores diesel a biodiesel, participando com ajuda do programa Erasmus Mundus; simulação da combustão em um motor diesel a biocombustíveis; comparação dos cálculos térmicos de um motor Otto com ensaios experimentais; influência dos combustíveis alternativos nas emissões e desempenho dos motores diesel; influência da energia de ativação medida por termogravimetria nas emissões de material particulado e desempenho do motor a biodiesel-soja; distribuição dimensional do material particulado gerado pela queima de biocombustíveis em diferentes condições de operação do motor diesel; efeito que tem o uso de geradores termoeléctricos na admissão em motores diesel; potencial energético e ambiental de biocombustíveis obtidos a partir da cana-de-açúcar para motor diesel usando ensaios ETC (Ciclo Europeu em regime Transiente) e ESC (Ciclo Europeu em regime Constante) e através de modelagem matemática os estudos cinéticos da combustão e do desempenho do motor, participação com ajuda do programa Fundação Carolina; estudo de uma nova geometria da admissão do motor baseada em ensaios experimentais e simulação numérica; simulação numérica em um motor de ciclo dividido para obter baixo consumo e baixa emissão de NOx; impacto dos biocombustíveis no bico injetor diesel; testes de um veículo Euro6 em condições estáticas e transiente a combustíveis alternativos; estudo das nanopartículas de Al2O3 no lubrificante para motores. Líder de um grupo de pesquisa CNPq. Constante atuação como revisor de periódicos JCR de alto impacto. Por ter destacada labor com os biocombustíveis, forma parte do comité de direção da associação científica Red Universitaria Internacional de Ingeniería Agroindustrial (REDUNIA) com destacada participação em atividades de gestão científica: atualmente é coordenador e organizador principal do X Congreso Internacional de Ingeniería Agroindustria (CIIA-2024) no Brasil, que será realizado na Universidade Federal de São João Del-Rei. Destacada participação como palestrante convidado em eventos científicos levando o tema de destaque brasileiro dos biocombustíveis para motores. (Fonte: Currículo Lattes)

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