Busca avançada
Ano de início
Entree

Eduardo Calil de Oliveira

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador com trajetória consolidada na área de aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna, com ênfase nos processos de oralidade, leitura e escrita. Desde 1989, quando iniciou sua carreira como professor-alfabetizador, tem contribuído significativamente para o avanço científico e pedagógico no campo da alfabetização e letramento no Brasil e internacionalmente.Formação AcadêmicaDoutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP, 1996), com pesquisa sobre produção textual e criatividade (FAPESP/CAPES). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1991), com dissertação sobre a construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky) em contextos de alfabetização. Realizou dois estágios de Pós-Doutorado: o primeiro no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM, França, 2004) sob supervisão de Almuth Grésillon (CAPES); e o segundo no Laboratório Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, 2010) sob supervisão de Catherine Boré (CNPq). Em 2022, cumpriu estágio Sênior no Centre for Research in Writing da Universidade de Exeter (Reino Unido).Atuação Profissional e ContribuiçõesPioneiro nos estudos brasileiros em Genética Textual e manuscritos escolares, com a publicação do livro "Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas" (Edufal, 1998). Fundador do Laboratório de Manuscrito Escolar (LAME, 2010), que se tornou referência em pesquisas sobre processos de escritura em contexto escolar.Desenvolveu o Sistema RAMOS, contribuição metodológica inovadora para o campo de estudos em aquisição da escrita, permitindo análises mais refinadas dos processos de produção textual em sala de aula.Coordenou importantes programas nacionais de formação de professores, como o PROFA (2001-2002) e o PROLETRAMENTO (2007-2008), impactando diretamente as práticas pedagógicas de alfabetização em escala nacional.Participou ativamente do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 1996, contribuindo para a avaliação de materiais didáticos diversos e para a elaboração de documentos curriculares estruturantes como os PCNs e a BNCC.Cooperação InternacionalProfessor-Associado ao Laboratório École, Mutations, Apprentissages (CY Cergy Paris Université, França, 2011-2024), onde também atuou como Professor-Convidado (2011). Professor-Honorário da Universidade de Exeter (Reino Unido, 2018-2022). Pesquisador-Visitante na Harvard Graduate School of Education (2014) com apoio da Fundação Fulbright/CAPES, quando trabalhou com Catherine Snow. Coordenou projetos internacionais de destaque, como o projeto "InterWriting" em parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (2016-2020) e o projeto "Turing - Otimização de Sistemas Complexos: Redes de Conhecimento, Comunicação e Escritura" (PRONEX/FAPEAL, 2015-2017).Participou do programa de mobilidade internacional (British Academy/NewtonFund, 2018-2019) em colaboração com a pesquisadora Debra Myhill, resultando na publicação do artigo "Dialogue, erasure and spontaneous comments during textual composition" na prestigiada revista Linguistics and Education.Atualmente, mantém parcerias de pesquisa com a Universidade Toulouse II - Jean Jaurès (França) e com os Institutos Politécnicos de Leiria, Setúbal e Santarém (Portugal).Linhas de Pesquisa AtuaisSuas investigações concentram-se na análise de materiais didáticos aprovados pelo PNLD, com foco em propostas de oralidade, leitura, produção textual, análise linguística e Educação Literária. Desenvolve estudos sobre atividades metalinguísticas efetivadas por alunos e professores durante processos de escritura em sala de aula, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da escrita. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.