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Eduardo Gonçalves Ciapina

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Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Eduardo G. Ciapina é Professor Assistente Doutor (MS 3.2) no Departamento de Química e Energia da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá - UNESP, atuando na Graduação e Pós-Graduação. É Doutor em Ciências na área de Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (Universidade de São Paulo - USP) e Mestre em Físico-Química pela mesma instituição (2006). Concluiu sua graduação em Bacharelado em Química pelo Instituto de Química da UNESP em 2003.Realizou pós-doutoramento no Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) no período de 2010 a 2012, com estágio como pesquisador-visitante no Argonne National Laboratory (EUA). Desde 2004 tem atuado principalmente em Eletroquímica, com ênfase em eletrocatálise, eletroquímica fundamental e eletroquímica de materiais nanoestruturados. Possui experiência na área de síntese e caracterização de nanoestruturas, incluindo técnicas que empregam o uso de radiação síncrotron, como Espectroscopia de Absorção de Raios X.É autor do livro "Apresentações científicas nota 10!" (ISBN 978-65-86139-85-3) e coautor de 2 capítulos no "Handbook of Fuel Cells - Fundamentals, Technology, and Applications" (Wiley). Proferiu diversas palestras sobre como planejar, preparar e realizar apresentações científicas, algumas disponíveis na plataforma YouTube com mais de 7.400 visualizações.Possui 24 artigos científicos publicados em revistas indexadas com arbitragem (Fator H = 12, Scopus) e publicou 1 software livre destinado ao cálculo de área superficial de eletrodos sólidos (com mais de 7.400 reads no ResearchGate, dados de abril de 2025). Atua como revisor de diversos periódicos internacionais.Coordena o projeto "Café com Ciência" (palestras curtas e interessantes realizadas mensalmente) e participa de projetos de extensão universitária destinados à organização de feira de ciências para alunos do ensino médio (EXPRECI), além de ações extensionistas voltadas à bioconversão de resíduos orgânicos em produtos de valor agregado. (Fonte: Currículo Lattes)

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