Resumo
Ampliação de rede de informática para o laboratório de físico-química do departamento de química e bioquímica do Instituto de Biociências Unesp-Botucatu. (AU)
Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências (IBB) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Química pela FFCLRP da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Química (Físico-Química) pelo IFQSC da Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Química (Físico-Química) pelo IQSC da Universidade de São Paulo (1994) e pós doutorado pela Universidade de Coimbra (2009). Foi professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Botucatu de 1995 a 2019 quando se aposentou. Foi chefe do Departamento de Química e Bioquímica do IB de 2010 a 2012. Durante o período de atuação ministrou as disciplinas de Química Analítica, Química Analítica e Físico-Química e Química Analítica Quantitativa para 8 cursos de graduação do IB, FCA e FMVZ e a disciplina de Biossensores: Definição e Aplicações no programa de pós-graduação Biologia Geral e Aplicada do IB. Desenvolveu projetos de pesquisa nas especialidades de Eletroquímica e Eletroanalítica atuando nos seguintes temas: Clivagem eletroquímica de grupos protetores, Fotodegradação eletroquímica de compostos orgânicos empregando TiO2 e Biossensor eletroquímico modificado com DNA. Foi colaboradora em projetos na especialidade de Química Analítica centrados na otimização de metodologias aplicadas em estudos de pré-concentração e determinação e especiação de íons metálicos em amostras ambientais utilizando suportes sólidos quimicamente modificados. Desenvolveu projetos de extensão visando aumentar o interesse pela química no ensino médio de várias escolas públicas de Botucatu. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Ampliação de rede de informática para o laboratório de físico-química do departamento de química e bioquímica do Instituto de Biociências Unesp-Botucatu. (AU)
A clivagem eletroquímica do grupo benzoil de alguns aminoácidos e peptídeos tem sido estudada. Entretanto, a remoção deste grupo requer potenciais bastante catódicos, tornando difícil o uso deste processo para substâncias que contém outros grupos eletroquimicamente ativos. O aumento da afinidade eletrônica do grupo protetor, da introdução de aceptores de elétrons pode tornar menos catódic…
2 | Auxílios à pesquisa concluídos |
Processos vinculados |