Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcia Regina Spies

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Entomologia pela Universidade de São Paulo, USP Ribeirão Preto. Foi bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP), vinculada à Universidade Estadual Paulista (UNESP Assis), desenvolvendo projeto de pesquisa sobre padrões macroecológicos de comunidades de Trichoptera associadas a formações cristalinas do sudeste e sul do Brasil (Mata Atlântica do estado de São Paulo e Pampa gaúcho, respectivamente). Tem experiência na área de ecologia de comunidades de insetos aquáticos de ambientes lóticos e lênticos, com ênfase em Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera. Atua principalmente em levantamentos e estudos de estrutura e organização espaço-temporal de comunidades em diferentes regiões do país (sul, sudeste e centro-oeste). Adicionalmente, atua no desenvolvimento de divulgação científica e ensino de ciências. É professora na Universidade Federal do Pampa desde 2011, onde foi coordenadora do Programa PIBID Ciências Biológicas (2012 a 2014). Foi coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura em 2014 -2015 e 2019-2020 e tutora do grupo PET Ciências Biológicas (2016 à 2018; e atualmente). Mãe de Gael dos Santos Spies, esteve em licença maternidade durante o primeiro semestre de 2016. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 14/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.