Busca avançada
Ano de início
Entree

Ligia Fonseca Ferreira

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ligia Fonseca Ferreira é professora associada do Departamento de Letras da UNIFESP. Bacharelado e licenciatura em Letras (Português-Francês) e Linguística pela USP. Mestrado em Ciências da Linguagem (análise do discurso), pela Universidade de Paris XIII. Docteur ès lettres pela Universidade de Paris 3 Sorbonne, França, com tese sobre a vida e a obra do escritor, poeta, jornalista e abolicionista Luiz Gama. Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), sobre epistolografia mariodeandradiana. Neste campo, suas pesquisas e orientações têm se voltado igualmente para a correspondência franco-brasileira. Em 2017 foi pesquisadora convidada do programa Labex Transfers da Escola Normal Superior de Paris)e do ITEM - Instituto de textos e manuscritos modernos, onde apresentou trabalhos e reflexões sobre correspondências multilíngues. É membro dos grupos de pesquisa "Diálogos Interculturais" e ?Relações Brasil-França? do IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Membro associado do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da UNIFESP. É autora de Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e outros poemas (Martins Fontes, 2000), da antologia Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011, 2018), e de Lições de resistência. Artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (Edições do SESC, 2020). É tradutora, destacando-se, entre as obras acadêmicas, a tradução de Escritas Epistolares (Edusp, 2016), de Geneviève Haroche-Bouzinac, referência nos estudos sobre epistolografia na França. Em 2018, por sua carreira, recebeu do governo francês a condecoração ?Chevalier des Palmes Académiques?. Em 2020, foi agraciada com a Medalha Luiz Gama pelo Instituto dos Advogados Brasileiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas : Luiz Gama, abolicionismo e literatura ; o negro na literatura brasileira (século XIX- início século XX); relações culturais Brasil-França; estudos interculturais; autobiografia e autoficção; tradução; epistolografia (edição de fontes primárias - correspondências - em português e em francês), plurilinguismo e criação literária (escritores não francófonos de expressão francesa); relações entre língua, cultura e literatura estrangeira. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: