Busca avançada
Ano de início
Entree

Lea Vinocur Freitag

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

O trabalho de Léa Vinocur Freitag abrange, principalmente, o período de formação do nacionalismo musical brasileiro, a partir da segunda metade do século XIX. Sua obra vem sendo divulgada por livros, revistas especializadas e CDs. Doutora em Ciências Sociais pela USP, defendeu a primeira tese de Sociologia da Música elaborada no Brasil, sob a orientação do Prof. Dr. Ruy Coelho, e prosseguiu com a livre-docência em Sociologia da Arte, versando sobre a canção brasileira. É professora titular pela USP na área de Comunicações e Artes, onde desenvolveu o Laboratório de Canto para o Ator, ministrou cursos de pós-graduação e orientou as primeiras teses de Musicologia e Artes Cênicas. Realizou diversos programas especiais para a Rádio USP. Sua formação musical vem da Pró-Arte (Profa. Celina Sampaio, discípula de Vera Janacopulos) e do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (piano). Nesse instrumento realizou aperfeiçoamento com o Prof. Arthur Kauffmann. Ainda na área vocal recebeu a influência da cantora Nancy Miranda, que participou da Rádio Tupi e posteriormente estudou em Nova York, pesquisando o metal da voz. Léa vem interpretando, como soprano, principalmente a canção brasileira, apresentando-se no Brasil e Exterior. Destacam-se recitais em Paris, Roma, Madri, universidades americanas, Guatemala, além de vários júris na Radio France. Proferiu palestras e participou de seminários nas universidades de Sorbonne e Reims e no Centro de Estudos Brasileiros, em Roma. Publicou mais de trezentos artigos, críticas musicais e ensaios em revistas especializadas, inclusive no Exterior, e nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde . Tem estudado temas da cultura judaica, principalmente musicais, e participou de congressos na Universidade Hebraica de Jerusalém. Pertence à diretoria do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro. O CD Sarau das Musas abrange a canção brasileira de 1830 a 1930. Recentemente foi reeditado o CD Modinhas coloniais e imperiais , antigo LP. O livro Momentos de Música Brasileira tem duas edições anteriores, com prefácio do grande compositor Camargo Guarinieri, que considerou a obra um marco no estudo do nacionalismo musical brasileiro. Em 2012 foi publicada a 3ª edição ampliada. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.