Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabiano Rodrigo Lodi da Silva

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Artes (IA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutorando no Programa de Pós -Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestre em Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP) e Licenciado em Artes Cênicas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). É responsável pela Leneus Produtora de Arte, produtora criada em 2010 onde desenvolve projetos artísticos, culturais e formativos. Possui extensa formação artística complementar, com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador, com ênfase nas áreas de direção teatral e encenação. Outras áreas de interesse: treinamento artístico, atuação e performance, técnicas vocais, técnicas corporais e psicomotoras, improvisação, composição, práticas formativas e pesquisa em artes da cena.Participou de diversas atividades de formação internacional. Destaque para o programa de aprimoramento técnico do Método Suzuki, coordenado pelos diretores Tadashi Suzuki, Kameron Steele e Mattia Sebastian e realizado na sede da SCOT (Suzuki Company of Toga) em Toga Mura, Japão. E de Viewpoints e Composição, coordenado pela diretora Anne Bogart e artistas da SITI Company (1992-2022) realizado em diferentes oportunidades em Nova York, Estados Unidos. Desde 2005, desenvolve um trabalho continuado de pesquisa sobre procedimentos de criação, treinamento artístico e pedagógico em direção teatral, os quais já resultaram em publicações variadas sobre o assunto, com destaque para O livro dos Viewpoints (Editora Perspectiva/2017), de Anne Bogart e Tina Landau, do qual é integrante da equipe de tradução.Seus trabalhos como diretor incluem: Raízes, Memórias e outras histórias (2023); Um dia, um rio (2022); Rádio Cassandra (2022), C4V4L0 D3 TR014 (2021); Mercado Branco (2019). Somam-se a estas criações: a videoaula sobre Composição como proposta de treinamento artístico em direção teatral (2023); apresentação das lives internacionais com a diretora Anne Bogart e com o ator e diretor Kameron Steele (2020); treinamento de Método Suzuki na preparação corporal dos atores Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi no espetáculo Os Guardas do Taj, dirigido por Rafael Primot e João Fonseca (2019); codireção do espetáculo Luisa (2011), de Daniel Veronese, cuja estreia aconteceu no Theater Drachengasse, em Viena, na Áustria, no Festival Internacional Tochter und Sohne.Experiências artístico-pedagógicas: professor no curso de Licenciatura em Arte-Teatro da UNESP (2022); artista docente no curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro (desde 2021); artista docente do curso de graduação em Teatro da MT Escola de Teatro, de Cuiabá/MT (desde 2021); docente dos cursos de Pós-Graduação em Educação pelo Movimento do IBFE-SP (desde 2018). Outras experiências artístico-pedagógicas incluem: coordenação dos Treinos Públicos (desde 2022); coordenação artístico-pedagógica do Projeto Jovem em Cena (desde 2019); docente no curso técnico de Teatro Musical do SESI (2018-2019); orientador artístico do Programa Vocacional, da Prefeitura de São Paulo (2010 a 2021).Artigos, atividades de pesquisa e publicações mais recentes incluem: editor do dossiê temático Viewpoints e Método Suzuki em práticas artísticas e pedagógicas e publicação do artigo Escritos da pandemia: três breves textos de Anne Bogart sobre COVID-19 e o futuro da direção teatral, ambos na Revista Urdimento (Qualis A1, PPGT/UDESC) v.3 n 42 dez/2021; parecerista da Revista Aspas (Qualis B1, PPGAC/USP, 2021). Outros artigos publicados: A prática do treinamento como atividade sagrada na SCOT: Tadashi Suzuki e o teatro como modo de vida (Revista Urdimento, Qualis A1, PPGT/UDESC, 2015); Prática Artística Continuada na SITI Company - reflexões sobre treinamento e direção teatral na perspectiva de Anne Bogart (Revista Rascunhos, Qualis B1, PPGT/UFU, 2014); Mediador-Memória: um registro na linguagem escrita sobre relatos de experiências em dramaturgia de cena feitos oralmente (Revista Rebento, Qualis B3, IA-UNESP, 2013). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.