Busca avançada
Ano de início
Entree

Eric Ferdinando Kanai Passone

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador na área da Educação, com ênfase em Política Educacional, Gestão Educacional, Psicanálise e Educação e Implementação de Políticas Educacionais. Mestre e Doutor em Educação pelo Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Universidade Estadual de Campinas - DEPASE/UNICAMP (2005-2012). Desenvolveu Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (Projeto Fapesp 2013/02840-6) entre 2013 a 2016, sob supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Trabalhou como coordenador e psicólogo em programas socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Foi professor na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (NEPP/UNICAMP); membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Em 2018 idealizou e implementou o Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera/SP. Atualmente leciona e vice coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É também docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE na UNICID. Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Integra as redes internacionais de pesquisa REIPEGE - Rede Internacional de Pesquisa em Gestão Educacional; Rede Lusófonas de Política e Gestão Educacional; da Rede Lusófonas de Pesquisa em Gestão e Política Educacional; e, da RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos em Educação e Psicanálise. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional do CNPq. Também é membro do Comitê Científico Assessor do Indexador on-line Educ@, desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas (FCC); membro editor do periódico Educação Temática digital (ETD - Faculdade de Educação/UNICAMP) e da Revista Estilos da Clínica (IPUSP-FEUSP). Dentre suas produções intelectuais e técnicas, destacam-se os artigos Políticas sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes no Brasil; Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica; Contribuições atuais sobre o estudo de implementação de políticas educacionais; Gestão Escolar e Democracia: o que nos ensinam os estudos de Eficácia Escolar; Dispositivo de avaliação educacional do Ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes; O furor avaliativo' como sintoma social da educação brasileira?; Produção do fracasso escolar e o furor avaliativo: o sujeito resiste?; Políticas públicas de educação infantil e o direito à educação; Revisão da literatura sobre os estudos de responsabilização escolar no Brasil; entre outros. Supervisiona estágios na área educacional e estágios de psicoterapia na graduação em psicologia da Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente coordena a pesquisa "Políticas Públicas de Regulação e Gestão da Educação Básica: Dispositivo de Intervenção Colaborativa", com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Processo 403080/2023-2). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 12/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.