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Rosemeire de Araújo Rangni

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Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Associada 3, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação, dupla excepcionalidade e atendimento educacional especializado. É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar). e Vice lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento das Altas Capacidades (GRUPAC) (IFBA), Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro da Comissão Científica do Grupo Interdsciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO), Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Chefe do Departamento de Psicologia (2021-2023). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
La cifra de personas superdotadas está subregistrada en Brasil 
Número de pessoas superdotadas é subnotificado no Brasil 
Un horizonte de derechos 
Um horizonte de direitos 
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Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
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Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
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