Busca avançada
Ano de início
Entree

Sylvia Duarte Dantas

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Psicologia Aplicada - Boston University (1992), doutorado em Psicologia Social - Boston University (1999) e pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP onde através de projeto Pro-Doc CAPES idealizou e coordenou o Serviço de Orientação Intercultural. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. Coordena o Núcleo de Pesquisa Contato entre culturas, Imigração, Saúde Mental e Interculturalidade vinculado ao diretório do grupo nacional de grupos de pesquisa do CNPq. Foi líder do grupo de pesquisa Psicologia, E/Imigração e Cultura. Pesquisadora do Grupo Promigras. Coordenou do grupo de Pesquisa 'Diálogos Interculturais' no Instituto de Estudos Avançados IEA da USP de 2009 a 2019 atualmente vice-coordenadora. Consultora Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD 2006/07. Consultora Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU em 2021. Idealizou e coordena o curso de Especialização Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade e o projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural na UNIFESP. Tem experiência na área de Psicologia social e clínica em docência, pesquisa, orientação, intervenção, supervisão, e assessoria intercultural para instituições e organizações. Atua principalmente nos temas: saúde mental e e/i-migração, acolhimento intercultural, orientação e psicoterapia breve intercultural, intervenção psicossocial, gênero, identidade étnica/cultural, preconceito, processos de inserção cultural, psicanálise. Conferencista convidada em diferentes estados no Brasil, Japão, Paraguai, Canadá e Chile. Apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais na Suécia, Argélia, Portugal, China, EUA, Grécia e África do Sul. Co-autora do livro Líder de mudança e grupo operativo, 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985, 1996; Autora do livro Changing gender roles: Brazilian immigrant families in the U.S., New York: LFB scholarly publishing LLC, 2002, autora e co-organizadora do livro Psicologia, E/Imigração e Cultura, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, e organizadora do livro Diálogos Interculturais: Reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociais, Ed. IEA-USP, 201, e do Dôssie Interculturalidades Revista USP, 2017. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/01/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Refugiados e Migrantes – Vidas em Movimento


Publicado em 21 de junho de 2018 - Agência FAPESP. Tema serviu como base para o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que aconteceu em junho, em São Paulo. Durante o evento também foi lançado o Atlas Temático do Observatório das Migrações em São Paulo, que traz duas edições conjuntas: "Migrações Internacionais" e "Migração Refugiada". De acordo com o Atlas, entre 2000 e 2015 foram registrados 879.505 imigrantes internacionais no Brasil, dos quais 367.436 foram registrados no Estado de São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: