Busca avançada
Ano de início
Entree

Rafael Vidal Aroca

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Agência Inovação da UFSCar  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Rafael V. Aroca é doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN e mestre em Engenharia Mecânica, na área de Mecatrônica, pela EESC-USP. Durante sua graduação, cursou Bacharelado em Informática, com ênfase em Administração e Gerenciamento de redes, na Universidade de São Paulo (ICMC-USP), possuindo também formação de Técnico em Eletrônica. Trabalhou em diversas empresas e startups, em cargos técnicos e gerenciais, onde desenvolveu e/ou coordenou o desenvolvimento de diversos produtos e serviços inovadores, acumulando mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas Embarcados, Redes de Computadores, Internet das Coisas (IoT), Mecatrônica e em Sistemas baseados em Linux. Na área acadêmica, sua tese de doutorado compreendeu o desenvolvimento de uma plataforma robótica de baixo custo (10 dólares) para robótica educacional, enquanto o seu trabalho de mestrado envolveu estudos e análises sobre sistemas operacionais de tempo real (RTOS) para aplicações de robótica e automação. Recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos e desempenho acadêmico e foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Metrópole Digital (IMD), onde atuou também como Gerente Executivo da Inova Metrópole, a incubadora de empresas de TI do IMD/UFRN. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Internet das Coisas, Sistemas Embarcados, Educação, Instrumentação, Mecatrônica e Robótica Educacional. É membro da IEEE na categoria "Senior Member" e faz parte da equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada de Ciências Nacional, apoiada pelo CNPq, desde 2007, que já teve cerca de 1 milhão participantes em todo o Brasil e tem a missão de disseminar a Ciência, Tecnologia e Robótica entre jovens de 6 a 18 anos, incentivando-os a seguir carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnologia e promovendo também a inclusão social e digital através da tecnologia. Foi membro do Conselho Superior da OBR e Coordenador Geral da OBR em Nível Nacional em 2017, e hoje é representante estadual da OBR no estado de São Paulo. Foi Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar de 2018 até 2022. Também é o atual Representante Institucional (RID) da UFSCar no CNPq para o Programa MAI/DAI - Mestrado Acadêmico para Inovação e Doutorado Acadêmico para Inovação. Também faz parte da equipe da Unidade EMBRAPII - UFSCar na área de Materiais, criada em 2020 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Gestão é o maior entrave para a interação entre universidade e empresas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/11/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: