Busca avançada
Ano de início
Entree

Rafael Vidal Aroca

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Agência Inovação da UFSCar  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Rafael V. Aroca é doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN e mestre em Engenharia Mecânica, na área de Mecatrônica, pela EESC-USP. Durante sua graduação, cursou Bacharelado em Informática, com ênfase em Administração e Gerenciamento de redes, na Universidade de São Paulo (ICMC-USP), possuindo também formação de Técnico em Eletrônica. Trabalhou em diversas empresas e startups, em cargos técnicos e gerenciais, onde desenvolveu e/ou coordenou o desenvolvimento de diversos produtos e serviços inovadores, acumulando mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas Embarcados, Redes de Computadores, Internet das Coisas (IoT), Mecatrônica e em Sistemas baseados em Linux. Na área acadêmica, sua tese de doutorado compreendeu o desenvolvimento de uma plataforma robótica de baixo custo (10 dólares) para robótica educacional, enquanto o seu trabalho de mestrado envolveu estudos e análises sobre sistemas operacionais de tempo real (RTOS) para aplicações de robótica e automação. Recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos e desempenho acadêmico e foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Metrópole Digital (IMD), onde atuou também como Gerente Executivo da Inova Metrópole, a incubadora de empresas de TI do IMD/UFRN. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Internet das Coisas, Sistemas Embarcados, Educação, Instrumentação, Mecatrônica e Robótica Educacional. É membro da IEEE na categoria "Senior Member" e faz parte da equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada de Ciências Nacional, apoiada pelo CNPq, desde 2007, que já teve cerca de 1 milhão participantes em todo o Brasil e tem a missão de disseminar a Ciência, Tecnologia e Robótica entre jovens de 6 a 18 anos, incentivando-os a seguir carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnologia e promovendo também a inclusão social e digital através da tecnologia. Foi membro do Conselho Superior da OBR e Coordenador Geral da OBR em Nível Nacional em 2017, e hoje é representante estadual da OBR no estado de São Paulo. Desde Maio de 2018 é Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar. Também é o atual Representante Institucional (RID) da UFSCar no CNPq para o Programa MAI/DAI - Mestrado Acadêmico para Inovação e Doutorado Acadêmico para Inovação. Também faz parte da equipe da Unidade EMBRAPII - UFSCar na área de Materiais, criada em 2020 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Gestão é o maior entrave para a interação entre universidade e empresas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (3 total):
Notícias Agrícolas: Nanopapel cerâmico é base para remoção de contaminantes da água (10/Ago/2020)
Embrapa: Nanopapel cerâmico é base para remoção de contaminantes da água (10/Ago/2020)
Portal Mato Grosso: Nanopapel cerâmico é base para remoção de contaminantes da água (10/Ago/2020)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: