Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcela Gonçalves Santana

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Escola Paulista de Medicina (EPM)- Departamento de Fisiologia/Farmacologia (2018). Mestre em Medicina Veterinária - área de concentração - Patologia Experimental e Comparada, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) (2000). Médica veterinária graduada pela Universidade Paulista (1996). Curso de capacitação em pesquisa clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz- PROADI- SUS (2016). Experiência profissional de 29 anos na medicina veterinária e 23 anos como docente de cursos de graduação na área da saúde. Atua nas seguintes áreas: toxicologia e análises toxicológicas, patologia experimental e comparada, fisiopatologia, toxicologia do sistema nervoso central, neurociência e comportamento, psicofarmacologia e neuro desenvolvimento. Docente no Centro Universitário em Saúde Faculdade de Medicina do ABC, nos cursos de Farmácia e Biomedicina, nas disciplinas de toxicologia geral, toxicologia aplicada, análises toxicológicas I e II e farmacologia aplicada. Desenvolvimento e colaboração em projetos de pesquisa nas seguintes áreas: Patologia experimental e comparada, fisiopatologia, toxicologia do sistema nervoso central, neurociência e comportamento, psicofarmacologia e neuro desenvolvimento. Experiência como gestora e líder de área no curso e Medicina junto às unidades curriculares de Processos Fisiopatológicos e Farmacologia na Universidade Nove de Julho, campus São Bernardo do Campo onde desempenha papel crucial na promoção da interdisciplinaridade e integração curricular também como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Membro Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPED) no mesmo curso NAPED onde participa da elaboração e implementação de treinamentos que visam o aprimoramento das habilidades pedagógicas dos docentes, incentivando a utilização de práticas que promovam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem através do estudo e implementação de metodologias ativas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 14/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.