Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria de Fátima Ramos de Andrade

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Centro de Educação, Filosofia e Teologia  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura. É membro da Comissão de Autoavaliação do PPGEAHC e do colegiado do Curso de Pedagogia. Líder, em parceria com a professora Maria da Graça Nicoletti Mizukami, do Grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, Formação de educadores e políticas públicas. Líder, em parceria com o professor João Clemente de Souza Neto, do Grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, Formação docente, processos educacionais, estratégias formativas e interculturalidade nos países de Língua Portuguesa. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Trata-se de um grupo de pesquisadores que, desde 2009, reúne diferentes projetos de pesquisa, financiados por editais Universal do CNPq, e vêm congregando as discussões em diferentes contextos de formação docente na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Editora assistente da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Foi Coordenador de Área do subprojeto Pedagogia do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/UPM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics Learning and Teaching (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.