Busca avançada
Ano de início
Entree

Juliane Cavalcante

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Mestranda do Programa de Pós Graduação em História (PPGH) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisadora do período ditatorial brasileiro, com ênfase no processo de redemocratização e interesse nas relações entre história e imprensa. Atua na pesquisa "Como a Anistia de 1979 virou notícia? Disputas e conflitos na imprensa em tempos de abertura e redemocratização". É professora na Rede Estadual de São Paulo. Membro do Corpo Editorial da Revista Hydra (B1 pelo Qualis/Capes), organizada pelos discentes do PPGH da UNIFESP (2022-23). Atuou como estagiária docente (2023) do Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD), vinculado ao Departamento de História, em "História do Brasil República (1889-1930)". Graduada em História pela UNIFESP (2021). Desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica (2021) "História e imprensa no processo de redemocratização do Brasil: conflitos e disputas na cobertura jornalística sobre a Anistia de 1979", com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi integrante bolsista (2018-21) do Programa de Educação Tutorial em História (PET-História). Participa do Grupo de Pesquisa História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade, cadastrado no CNPq. Contato: juliane.cavalcante@unifesp.br / juliane.cavalcante98@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.