Resumo
Trata-se de uma proposta envolvendo a utilização da reserva técnica institucional referente aos processos 2016/24561-0, 2017/02376-9 e 2017/11361-5. (AU)
Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Faculdade de Engenharia (FEG) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela UFPR (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) pela UNESP, com período sanduíche no Observatoire de Paris, e pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen (2021-2023). É Professor Assistente Doutor e docente do PPGFA da UNESP/FEG, membro do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia, Pesquisador Associado do Observatoire de Paris e Colaborador da Universidade de Tübingen. Atua na área de dinâmica orbital com ênfase em pequenos corpos do Sistema Solar. Desenvolve pesquisas em três linhas principais: (1) dinâmica de anéis planetários e evolução orbital de poeira; (2) astronomia observacional focada em ocultações estelares por corpos menores do Sistema Solar; e (3) aplicação de técnicas computacionais avançadas, incluindo simulações hidrodinâmicas e machine learning, para análise de sistemas planetários.Atua em projetos financiados por agências nacionais e internacionais (FAPESP, CNPq, DFG, ERC) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível C. A IAU nomeou o asteroide 43414 como "Sfair" em reconhecimento às contribuições científicas. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Trata-se de uma proposta envolvendo a utilização da reserva técnica institucional referente aos processos 2016/24561-0, 2017/02376-9 e 2017/11361-5. (AU)
O evento deverá reunir pesquisadores internacionais e nacionais, além de estudantes de pós-graduação das áreas de astronomia e ciência espacial. Será uma grande oportunidade para pesquisadores e principalmente estudantes brasileiros entrarem em contato com tópicos de ponta na pesquisa mundial, bem como interagir com renomados pesquisadores. Desde modo será possível manter o padrão interna…
Sabe-se que os quatro planetas gigantes do Sistema Solar apresentam cada um com suas particularidades, um sistema de anéis. Observações a partir de telescópios e sondas interplanetárias revelaram a existência de inúmeros fenômenos relacionados à interação destes anéis com satélites e às forças perturbativas que alteram a dinâmica das partículas. Neste projeto de pesquisa propõe-se a análi…
O avanço em tecnologias de astronomia observacional tem possibilitado o estudo detalhado de pequenos corpos do Sistema Solar, como Centauros, TNOs e planetas anões, com dados obtidos principalmente por ocultações estelares. Recentemente, foram identificados sistemas de anéis ao redor desses objetos, como em Chariklo, Haumea e Quaoar. Entretanto, apesar dos diversos estudos sobre anéis pla…
Acreditava-se que somente os planetas gigantes do Sistema Solar seriam capazes de manter estáveis ao seu redor estruturas na forma de anéis. Porém, uma ocultação estelar em 2013 revelou que Chariklo -- um Centauro com raio de $125$~km -- possui um sistema formado por dois anéis estreitos e com bordas bem definidas. Essa descoberta levantou inúmeras questões relacionadas à origem e estabil…
Asteroides são corpos remanescentes do processo de formação do Sistema Solar e guardam informações sobre o histórico de formação dos planetas. Um dos métodos mais utilizados para estudar estes corpos é a curva de luz, obtida pelo do monitoramento do brilho do objeto em função do tempo. A partir destas curvas pode-se aplicar um método de inversão que permite obter uma representação da form…
Desde sua descoberta, o anel~F de Saturno é objeto de inúmeros estudos por apresentar uma série de estruturas peculiares, tais como tranças, falhas e a separação em faixas radiais distintas. Por esta razão o anel é um dos alvos principais de investigação pelas câmeras a bordo da sonda Cassini, que está ao redor de Saturno desde 2004. Neste trabalho utilizaremos uma sequência de imagens ob…
4 | Auxílios à pesquisa concluídos |
1 | Bolsas no país contratadas |
4 | Bolsas no país concluídas |
9 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |