Busca avançada
Ano de início
Entree

Adriana de Andrade

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSP - Campus São Paulo/SP e Licenciada em Matemática pelo IFSP - Campus Caraguatatuba/SP. Possuo conhecimento em ambientes EaD (Moodle). Já realizei pesquisa com TDIC, na área de ensino: i) jogos de xadrez (online/curso presencial); ii)simuladores e softwares para ensino de física e matemática; iii) eletrônica básica para montagem de circuitos utilizando a placa de prototipagem Arduino. Tenho experiência na área de Física, atuando principalmente na educação científica, divulgação científica e alfabetização científica. No mestrado desenvolvi um curso com 10 aulas sobre o Arduino articulado ao ensino de Física, trabalhando em especial com a automatização da coleta de dados, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Tinkercad. Na graduação, desenvolvi experimentos de baixo custo para o ensino de Física e trabalhei com simuladores virtuais. Participo do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física (GPITEF), com pesquisa e desenvolvimento de recursos didáticos apoiados nas tecnologias digitais, os quais possam promover a melhoria do ensino. Sou bolsista nível doutorado pela FAPESP, com a pesquisa intitulada: "As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos". Doutorado Sanduiche em andamento em Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, na Universidade de Aveiro, Universidade de Aveiro, Portugal, com a pesquisa intitulada: "Automatização da Coleta de Dados no Ensino de Física e o Desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma análise de representações e práticas em instituições formadoras de professores em Portugal e no Brasil". (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.