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Deolinda Catarina França de Vilhena

CV Lattes


Pessoa Física  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Jornalista, produtora e administradora teatral. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo Impresso (1983) pela Faculdade da Cidade (RJ). Mestre em Artes (2001) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Estudos Teatrais (2002) pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. Doutora em Estudos Teatrais (2007) pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. Bolsista de Pós-Doutorado (2008-2010) da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo Fapesp, com pós-doutoramento realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e estágio pós-doutoral na Université Paris Ouest Nanterre La Défense com a pesquisa Produção Teatral, da prática a teoria, a sistematização de uma disciplina. Pós-Doutorado (2017) na Université de Paris Ouest Nanterre La Défense com a pesquisa A Formação e a Qualificação dos Técnicos em Espetáculos Teatrais por meio da Extensão Universitária. Professora do Departamento de Técnicas de Espetáculo da Escola de Teatro da UFBA e Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA PPGAC-UFBA (desde 2011). Membro do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão CAPEX da Universidade Federal da Bahia (julho 2021 atual) e de 2017-2019. Coordenadora do PPGAC Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (março a junho de 2020). Vice-Diretora da Escola de Teatro da UFBA (junho 2019-novembro 2019). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade GIPE-CIT, registrado no CNPq e do qual foi líder de abril de 2017 a julho de 2018. Chefe do Departamento de Técnicas de Espetáculo (2015-2017). Orientadora de teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso. Realizou o projeto de pesquisa: A Formação e a Capacitação dos Profissionais da Cultura que resultou na criação do GEPPTRAL Grupo de Estudos e Pesquisa em Público e Produção Teatral GEPPTRAL (2018) responsável por diversos eventos e projetos de pesquisa e extensão, entre os quais o Projeto Relatos e Experiências que produziu o Seminário Virtual A Cadeia Produtiva do Espetáculo Teatral com repercussão nacional durante 15 semanas, em meio à pandemia da COVID-19, entre setembro e dezembro de 2020. Aliás, a pandemia, ao fechar os teatros e impedir aos profissionais das artes do espetáculo de irem ao encontro do público, acabou por definir o tema da pesquisa a ser desenvolvida ao longo do quadriênio de 2020/2024: Fazer teatro para quem? As ações culturais como experiência artístico-educativa na formação do público das artes do espetáculo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e administração teatral, formação e qualificação de profissionais em cultura, políticas culturais, economia da cultura, financiamento do teatro, estudos sobre o público de teatro, teatro brasileiro e teatro francês. (Fonte: Currículo Lattes)

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