Busca avançada
Ano de início
Entree

Marina Pereira de Almeida Mello

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História Econômica (USP). Pós-doutorado concluído em Pós-colonialismos e Cidadania Global (CES/UC - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da CAPES). Graduada e licenciada em História (FFLCH-USP e FE-USP). É professora adjunta da UNIFESP, vinculada ao Departamento de Educação e ao PPG em Ensino de História/Linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória. Desenvolve pesquisas no campo dos feminismos anti-hegemônicos, educação para as relações étnico-raciais (e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, sexualidades e geração), aspectos e perspectivas para uma educação decolonial e justiça cognitiva; Nacionalismos e experiências afrodiaspóricas. Foi professora da UNILAB -CE e foi professora colaboradora do Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP) de 2006 a 2019. Ministrou cursos (CEA/USP, NEAB-UFSCAR e PMSP) de formação para professores da educação básica visando o atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africana, afrobrasileira e indígenas. É membro do NEAB/UNIFESP (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Unifesp) e vice-coordenadora do PPG em Ensino de História (2024-2026). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.