Busca avançada
Ano de início
Entree

Priscila Marques Toneli

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNESP-RIO PRETO (2004) e mestrado e doutorado em Linguística pela UNICAMP - Campinas, com estágio no exterior pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, como pesquisadora em Linguística nas áreas de Fonética e Fonologia, Variação e Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, e como professora no ensino básico como professora de Língua portuguesa, literaturas e redação. Atualmente, tem desenvolvido estudos nas áreas de Linguística do texto nos aspectos gramaticais (fonético-fonológico, sintáticos, semânticos e pragmáticos), textuais (coesão e coerência) e discursivos com ênfase na produção de texto, na leitura e na escrita. Essas pesquisas incluem tanto aspectos teóricos, quanto contribuições para a formação de professores. também tem atuado com produção de material didático para ensino de língua portuguesa, com ênfase no ensino de redação. As pesquisas atuais investigam a relação oralidade-letramento com destaque a questões de pontuação e de coesão e de coerência em textos escritos, seguidas de reflexões sobre o ensino desses tópicos que envolvem ensino de gramática. Uma outra contribuição atual é a organização de uma banco de dados composto por textos escritos que está vinculado ao grupo de pesquisa que faz parte GEVAR. Também tem trabalhado com o ensino do texto acadêmico e metodologia de pesquisa. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.