Busca avançada
Ano de início
Entree

Cecilia de Carvalho Castro e Silva

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2015) com período sanduíche na The State University of New Jersey - Rutgers (EUA). Desde 2016 é professora assistente da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora associada do MackGraphe- Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias. Desde 2018 é integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia/PPGEMN, da UPM. Foi professora visitante no Institut Català de Nanociència i Nanotecnologia, Barcelona, Espanha (Fev- 2020 à Jun- 2021) onde desenvolveu biossensores elétricos baseados em grafeno para diagnóstico da COVID19. Em 2016, foi eleita pela revista Forbes Brasil para a lista dos 30 jovens mais promissores do paísa baixo dos 30 anos. Em 2021 foi selecionada para edição especial Emerging Investigators do Jornal Nanoscale,da Royal Society of Chemistry, que destacou os trabalhos de jovens pesquisadores com potencial de influenciar as direções futuras da área de nanotecnologia e nanociência e foi uma das editoras convidadas para organizar a edição especial: Women in Electrochemistry 2021 do Journal of The Electrochemical Society.Possui experiência na síntese e funcionalização de materiais bidimensionais, desenvolvimento de transistores de efeito de campo, microfabricação, microfluídica e desenvolvimento de biossensores. Cecilia vem atuando em atividades de divulgação científica, popularização da nanociência e promoção de mulheres na ciência (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

MackGraphe: o primeiro centro de pesquisa em grafeno da América Latina


Publicado em 04 de março de 2016 - Agência FAPESP. Com apoio da FAPESP, o centro irá desenvolver pesquisa em materiais bidimensionais e explorar as propriedade do grafeno, considerado o material mais fino e resistente do planeta.

Patente(s) depositada(s)

DISPOSITIVO SENSOR, PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO DISPOSITIVO, MÉTODO PARA DETECÇÃO DE ARTEMISININA EM AMOSTRAS MULTICOMPONENTES, E USO PI0900203-0 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Marilia Oliveira Fonseca Goulart ; José Ruy Machado Reys ; Phabyanno Rodrigues Lima ; Fabiane Caxico De Abreu Galdino ; Lauro Tatsuo Kubota - 30 de janeiro de 2009

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.