Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcello André Barcinski

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1965) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). È Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo. Atualmente é Especialista Visitante no Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. Cedido pela USP para o Ministério da Saúde, criou no Instituto Nacional de Cãncer a Divisão de Medicia Experimental e a Pós-Graduação em Oncologia. Tem experiência na área de Biofísica e Imunologia, especialmente em Imunologia Celular. Atua principalmente nas áreas de imuno-parasitologia e medicina translacional com ênfase nos efeitos da morte celular programada por apoptose. Criou o conceito do "mimetismo apoptótico" demonstrando pela primeira vez, que a atenuação da resposta imune por mecanismos de apoptose em patógenos unicelulares (Leishmania spp) tem um papel importante no estabelecimento de doenças parasitárias. O mesmo mecanismo opera também no estabelecimento de tumores. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Carlos Joly, professor emérito da Unicamp, vence o Prêmio FCW de Ciência 2022 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: