Busca avançada
Ano de início
Entree

Paulo Jose Ferreira Tucci

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em medicina pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (1964) e doutorou-se em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [Botucatu] em 1973. Liderou a implantação da Cardiologia nesta instituição, tornou-se livre-docente em 1981 e Professor Titular de Cardiologia em 1986. Foi chefe do Departamento e Coordenador do Curso de Pós Graduação do Departamento de Clínica Médica. Em 1994 transferiu-se para a Unifesp - Escola Paulista de Medicina - ao assumir a posição de Professor Titular de Fisiologia Cardiovascular. Atua principalmente nos seguintes temas: contratilidade miocárdica, desempenho ventricular, mecanismo de Frank-Starling, hipertrofia miocárdica, infarto do miocárdio experimental e Insuficiência Cardíaca. Índice H : 19 (2019). Revisor de vários periódicos internacionais, é membro da International Academy of Cardiovascular Science e da International Society for Heart Research, da qual foi Presidente da seção latino-americana. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Coração - 1º Bloco


Publicado em 11 de jul de 2015 SP Pesquisa - Coração - 1º Bloco -As pesquisas na área de cardiologia brasileira são reconhecidas internacionalmente e o programa SP Pesquisa dedicado ao coração acompanha algumas delas. Na Escola Paulista de Medicina, Paulo Tucci coordena uma linha de estudos que analisa como o coração que sofre infarto do miocárdio responde a estímulos como exercícios físicos e uso de determinados medicamentos. A pesquisa é realizada em ratos e conta com uma equipe de cientistas.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.