Resumo
Estudo sobre a influência das sonatas para teclado (Clavier) de Domenico Scarlatti na obra para piano de Ludwig van Beethoven; suas semelhanças composicionais e fundamentos bibliográficos e documentais que comprovem esta influência.
Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Pianista paulistano, inicia seus estudos musicais em 1980, recebendo instrução nas áreas de análise musical, percepção auditiva, prática e interpretação pianística. Desde 1983 aos dias atuais trabalha como professor particular de piano. Em 1986 ingressa no curso de graduação em música, área de piano, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a orientação do pianista Fernando Lopes. Entre 1989 e 1994 frequenta as disciplinas de análise musical e orquestração ministradas no Instituto de Artes da UNICAMP pelo compositor Almeida Prado. Com ele, em 1994, participa como estudante especial na disciplina "Formas, gêneros e estilos musicais" do programa de pós-graduação em Artes da UNICAMP. Nos anos de 1995 e 1996 trabalha como idealizador e produtor no projeto "Ciclo Romântico" para o pianista Fernando Lopes, projeto submetido ao Ministério da Cultura. Muda-se para o Arizona (EUA) em 1999, iniciando o programa de mestrado em piano performance como bolsista pela School of Music of Arizona State University (ASU), sob a orientação do pianista Caio Pagano. Nos Estados Unidos atua como músico, apresentando-se em concertos públicos e particulares. Trabalha como professor de piano e assistente do pianista Caio Pagano. Conclui o curso em 2003, retornando ao Brasil em dezembro deste mesmo ano. Frequenta em 2006, no Departamento de Música da ECA-USP, o curso "O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos" ministrado pelo maestro Gil Jardim; e no semestre seguinte o curso ?"A questão do tempo e suas ressonâncias"?, pelo compositor Eduardo Seincman. No primeiro semestre de 2007 assiste ao curso "Estética I - As artes e os gêneros que as expõem", ministrado pelo filósofo Leon Kossovith, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP. Em 2010 ingressa no programa de doutorado da pós-graduação da ECA-USP com a tese "Scarlatti e Beethoven: Proximidades?", sob a orientação de Amilcar Zani Netto, aprovado em abril de 2014. Após a defesa, ingressa no grupo de estudos em sonologia "NuSom" coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Iazzetta (ECA-USP). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Estudo sobre a influência das sonatas para teclado (Clavier) de Domenico Scarlatti na obra para piano de Ludwig van Beethoven; suas semelhanças composicionais e fundamentos bibliográficos e documentais que comprovem esta influência.
1 | Bolsas no país concluídas |
Processos vinculados |