Busca avançada
Ano de início
Entree

Gabriela Pellegrino Soares

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Livre-Docente de História da América Contemporânea na Universidade de São Paulo e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (1d). É co-coordenadora do projeto internacional "Transatlantic Cultures"[FAPESP/ ANR, 2017-2021, ativo em https://www.transatlantic-cultures.org/] e refinanciado pelo CNRS (2024-2028) e pesquisadora associada da Biblioteca Brasiliana/USP. Foi visiting scholar na New York University entre setembro e outubro de 2023, pesquisadora visitante da Maison de Sciences de lHomme (Université Paris Saclay, novembro a dezembro de 2023), pesquisadora convidada da Hamburg Universität (fellowship em novembro de 2022), professora visitante do IHEAL/ Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, em março e abril de 2018, e realizou estágio pós-doutoral no Colegio de México (janeiro de 2006). Foi conferencista convidada nas Universidades Mayor de San Marcos, La Plata e San Martín , Paris I e Paris IV, Northwestern, no Instituto Mora, ICANH e Archivo Histórico de Cali e Middlebury College. Integra o projeto Identidades latino-americanas conduzido pelo centro de História Intelectual Universidade de Quilmes/ FFLCH/USP.Suas pesquisas têm se concentrado nos seguintes domínios da história política e cultural da América Latina nos séculos XIX e XX: história social das ideias, da edição e das relações entre poder e conhecimento, especialmente na Argentina, no Brasil, no México e no Peru; história das populações indígenas e das mediações culturais na formação das nações.É autora, entre outros, do livro Semear horizontes: uma história da formação de leitores na Argentina e no Brasil (1915-1954), publicado pela editora da UFMG (2007) e Escrita e edição em fronteiras permeáveis. Mediadores culturais na formação da nação e da modernidade na América Latina, século XIX e primeiras décadas do XX, editora Intermeios/PPGHS (2017). Também, com Maria Ligia Coelho Prado, de História da América Latina, editado pela Contexto (2014). Organizou, com Patrícia Tavares Raffaini, a obra Livros infantis velhos e esquecidos (Publicações BBM, 2022).É membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP. Foi coordenadora do curso de História da USP (2017-2021), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social (2011-2014) e integrou Comitês da Avaliação da CAPES. Foi primeira secretária da Associação Nacional de História (2013-2015) e delegada da ANPUH em reuniões do International Committee of Historical Sciences na Hungria (2013), na China (2015) e na Polônia (2022). Orienta pesquisas de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Plataforma digital traça conexões culturais entre países do Atlântico 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 20/04/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Livros infantis velhos e esquecidos


Publicado em 11 de outubro de 2017 - Agência FAPESP. “Livros Infantis, Velhos e Esquecidos” é uma exposição pensada para adultos e crianças de todas as idades. Reúne exemplares dos primeiros livros infantis publicados no Brasil, no século XIX e princípios do século XX, entre eles clássicos, romances adaptados, contos populares, revistas, almanaques, álbuns ilustrados e publicações de difusão científica.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: