Busca avançada
Ano de início
Entree

Andrea Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Andrea de Camargo é Bacharel em Química (1996) e Mestre com ênfase em Química Inorgânica (1999) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Doutora em Ciências: Física Aplicada (2003) pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista da fundação Alexander von Humboldt tendo realizado pós-doutoramento na Westfälisches Wilhelms Universität Münster na Alemanha (2008-2010) e desde então mantido vínculos de pesquisa com vários grupos. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Física de São Carlos, IFSC/USP e suas áreas de atuação são as Ciências dos Materiais e Física com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada. No IFSC/USP lidera um grupo de pesquisa interdisciplinar (LEMAF - Laboratório de Espectroscopia de Materiais Funcionais) cuja agenda de pesquisa, baseada no desenvolvimento e caracterização de materiais luminescentes, se divide em: 1) materiais vítreos e vitrocerâmicos dopados com íons terras raras para geração, deteção e conversão de radiação em todo espectro UV-Vis-IV (emissores de luz branca, cintiladores, conversores solares) e, 2) híbridos hóspede-hospedeiros baseados em matrizes mesoporosas carreadas com complexos metálicos e corantes orgânicos altamente luminescentes, e nanopartículas funcionalizadas (e suas arquiteturas) para aplicações em dispositivos iluminadores, bioimagem, terapia fotodinâmica, termometria, sensoriamento químico e biológico. Utiliza-se de estratégias combinadas para caracterização estrutural-funcional através do emprego das Espectroscopias de Fotoluminescência e de Ressonância Magnética Nuclear e Eletrônica, além de técnicas convencionais. A Prof. Andrea é assessora ad hoc do CNPq, FAPESP, FUNDECT e CAPES e revisora de vários periódicos indexados. Em 2007 foi contemplada com o Prêmio L´ORÉAL for Women in Science Brazil e nomeada Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2008-2013). Em 2020 tornou-se diretora científica da SBPMat, e foi nomeada Ambassador Scientist da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil. É também a única editora do periódico J. Mater. Sciences na América do Sul. Atua com entusiasmo na promoção das Mulheres nas Ciências (especialmente na Física) tendo integrado o Grupo de Trabalho sobre Questões do Gênero da SBF (2016-2018) e desde então se dedicado a ações afirmativas como participação e organização de eventos, palestras, entrevistas, etc. E-mail: andreasc@ifsc.usp.br (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
International Year of Glass Conference 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: