Busca avançada
Ano de início
Entree

Renato Vairo Belhot

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1991). É professor da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, departamento de Engenharia de Produção desde 1988, atualmente exerce a função de Professor Associado. Como bolsista da CAPES, fez seu pós-doutoramento junto à Texas A & M University, EUA, 2002/2003, o qual resultou na criação de um Banco de Dados (com versão em Português e em Inglês), para a coleta e análise de Estilos de Aprendizagem. Os estilos de aprendizagem indicam as estratégias de ensino utilizadas e preferidas pelos professores de engenharia e as preferências por aprender dos estudantes. O banco de dados contém dois (testes) Inventários: o de Felder & Solomon (ILS) e o de David Kolb (LSI), o primeiro explicita dimensões específicas ao processo de ensino e de aprendizagem, e o outro a influência dos aspectos psicológicos nesse processo. Com o conhecimento adquirido em Tecnologia Educacional, suas pesquisas estão orientadas para o desenvolvimento de procedimentos de ensino alternativos à aula expositiva, baseados na Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Cooperativa, por meios que envolvem simulação, integração de funções empresariais (jogos empresariais) e trabalho em equipe. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.