Resumo
Promover o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas, culturas e continentes, investindo, em particular, em jovens cientistas com idades entre 30 e 40 anos. (AU)
Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes-ECA da Universidade de São Paulo-USP. Co-coordenador do Eixo Temático Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos da reitoria da USP (2022-). Coordenador Acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados-IEA-USP (2015-). Idealizador, Culturador e Coordenador do "Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado" [www.forumpermanente.org] (2003-). Coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado IEA-USP & ECA-USP (ECA 2003-atual | IEA 2013 - atual). Pesquisador Associado do Cluster of Excellence "Matters of Activity. Image Space Material" da Humboldt Universität zu Berlin (2019-). Pesquisador Visitante do Waseda Institute for Advanced Study- Waseda University-Tokyo, Japão (2019); Pesquisador Visitante do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge Gestaltung da Humboldt Universität zu Berlin (2016) , Distinto Professor Visitante do Institut for Advanced Studies, University of Birmingham (2015-2016). Diretor do do IEA-USP (2012-2016). Diretor do Centro Cultural São Paulo (2006-2010). Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (1998-2002). Co-idealizador e Coordenador da Ação Educativa do MAC-USP (1985-87). Co-idealizador e Coordenador da primeira interface/portal/site da USP: o USPonline [www.usp.br] (1995-1998). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2016-2018). Pesquisador Associado do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge Gestaltung da Humboldt Universität zu Berlin (2016-2018). Pesquisadorassociadodo InstituteofCityandArt, Waseda University, Tokyo, Japão (2021-atual). Conselheiro do Conselho Científico do CALAS-Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados en Humanidades y Ciencias Sociales / Guadalajara, Mexico (desde November 2018). Conselheiro do Conselho Científico e Cultural do IdEA-Instituto de Estudos Avançados da UNICAMP (dezembro 2017-atual). Conselheiro do Conselho Deliberativo do IEAC Instituto de Estudos Avançados da UNIFESP (dezembro 2017-atual). Conselheiro do Conselho Deliberativo do MLS- Museu Lasar Segall - IBRAM - MinC (2011 - atual). Conselheiro do Conselho Deliberativo do MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo (2019 - atual). Membro do Comitê Científico da Revista SOBRE. Prácticas artísticas y políticas de la edición vinculada à Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Granada (España) (2015-). Membro do Comitê Assessor do The Garage Journal: Studies in Art, Museums & Culture (Russia) (2019-2022). Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Avançados da USP (2012-). Membro do Conselho Editorial da Revista Cultural Peixe-Elétrico. Membro do Conselho Editorial da Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da UERJ (2018-). Editor-Chefe da Coleção Fórum Permanente de Livros, do "Periódico Permanente" e do fanzine "Jornada de Quarentena" . As práticas em mediação e gestão cultural e acadêmica estão apoiadas pelas pesquisas e estudos inter e transdisciplinares, reunindo entre eles, a Curadoria; a Ação, Mediação e Política Cultural; a Museologia; a Critica, Teoria e História da Arte e da Arquitetura. Assim sendo me denomino como um "Culturador": um especialista em estudos, crítica, política, ações e poética da cultura. As pesquisas poético-científicas desenvolvidas desde o mestrado problematizam a transição da Cultura Material para uma Cultura na virtualidade; a relação entre Arte Contemporânea, seus agentes e as Instituições; os processos de mediação cultural, artística e acadêmica; bem como o desenvolvimento e manutenção de Sistemas de Informação para a Arte, Cultura e Ciência. Desde setembro de 2016 é colunista da Radio USP com a coluna: "NaCultura,ocentroestáemtodaparte". (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Promover o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas, culturas e continentes, investindo, em particular, em jovens cientistas com idades entre 30 e 40 anos. (AU)
O estudo, resultado da tese de doutorado defendida em 2010 na ECA/USP, comprova a hipótese de que a conservação e o restauro de arte não convencional aquela cuja natureza exige não apenas um conhecimento da degradação dos materiais, mas, principalmente um conhecimento profundo sobre as ideias, os processos, os contextos e a rede simbólica que a constitui, só são possíveis de serem realiza…
A estrutura acadêmica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo é composta por grupos de pesquisa, grupos de estudo, cátedras, professores visitantes, professores seniores, conferencistas brasileiros e internacionais e demais categorias, tais como: laboratórios, grupos de altos estudos dirigidos, fóruns, entre outras. A participação nas atividades é aberta a pes…
O projeto visa a dar continuidade à pesquisa iniciada durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Sob a coordenação de Canclini e a supervisão de Martin Grossmann, a pesquisadora vem investigando a articulação em rede a favor da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.0…
As estratégias discursivas sobre a identidade nacional que se encontram categorizadas nos Museus de História e nas exposições de arte contemporânea no Brasil serão analisadas nesta pesquisa. Um dos desafios é encontrar na arte, na curadoria e teorização contemporâneas uma ferramenta crítica para propor outros modelos de cidadania plural e outros relatos e corpos históricos críticos. Trans…
A "explosão da informação", iniciada com a invenção de Gutenberg, recebeu um novo impulso com o advento da eletrônica, da informática e das telecomunicações, e reverbera atualmente em todas as esferas da sociedade. No campo das artes visuais, o registro da produção artística contemporânea forma um enorme acervo de documentos das mais variadas formas (textos, fotografias, videos, objet…
Busca-se a sistematização de métodos avaliativos em exposições de artes visuais. Para tanto, propõe-se realizar uma análise comparativa de metodologias em Projetos e Programas Sociais, já desenvolvidos e pesquisados no meio acadêmico e aplicados tanto na área educacional como social, com os procedimentos de avaliação praticados em políticas culturais e, especificamente, das práticas avali…
Esse estagio no MRes Arts: Exhibition Studies na Central Saint Martins College of Art and Desing (University of Arts London), desde Novembro 2014 ate Julho 2015, tem o objetivo principal pesquisar para a minha bolsa Post-doc FAESP sobre a "representação da historia nos Museus Brasileiros" e o papel da arte contemporânea na revitalização dessas narrações. O centro escolhido tem um programa…