Resumo
Biblioteca Central Zilma Parente de Barros. (AU)
Universidade de Marília (Unimar). Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Biólogo, formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1988. Concluiu seu Mestrado e Doutorado, também pela UNICAMP, respectivamente em 1991 e 1994, nas áreas de concentração em Ecologia e Parasitologia. Foi professor titular da Universidade de Marília (UNIMAR) das cadeiras de Parasitologia, Ecologia, Zoologia de Invertebrados e Análise Ambiental de 1994 até 2008, onde também exerceu os cargos administrativos de Diretor da Fac. C. Farmac., Nutr. e do Esporte (1996 até 1999) e Diretor da Fac. Ciências da Saúde (de 1999 até 2008). Foi Coordenador do curso de mestrado em Análises Clínicas/ Unimar (1997-1999) e coordenador do curso de graduação em Biologia/ Unimar (2005-2008). Publicou diversos trabalhos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos brasileiros e internacionais. Possui capítulos de livro nas áreas de Controle de Vetores e Gestão Ambiental. Participou de colegiados universitários e de colegiados municipais (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília/ SP e Comissão Municipal de Vigilância Ambiental à Saúde de Marília/SP) além de Comitês, Comissões e Grupos de trabalho além da Comissão Própria de Avaliação/ CPA - UFTM. Faz parte do corpo de avaliadores do Banco de Avaliadores do SINAES (BASis)/ INEP como Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional desde 2006. Coordenou o curso técnico em Meio Ambiente do SENAC/ Marília/SP de de 2010 a 2012. Foi docente da IES Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO/ Ourinhos, SP), de 2011 a 2014, nas áreas de Zoologia, Impacto e Gestão Ambiental, coordenando também o curso de especialização em Gestão Ambiental/ FIO (out. 2012-dez. 2014). Foi docente das Faculdades Integradas de Bauru/ FIB, na área de Parasitologia e Saúde Coletiva, de agosto de 2014 a novembro de 2017. Fez parte da Câmara Técnica da Promotoria do município de Marília, SP de agosto/ 2011 a setembro/ 2014. Desenvolveu estudos de impacto ambiental para processos de licenciamento ambiental e programas de gestão ambiental. É professor do magistério superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)/ Campus Universitário de Iturama, desde dezembro de 2017, nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Atua nas áreas de Parasitologia e Ecologia Aplicada com ênfase em Entomologia Médica, Controle de Vetores, Impacto, Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. É membro do NDE/ C. Biológicas/ UFTM/ Iturama desde 2019. Na gestão universitária, na UFTM, foi Coordenador Substituto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Universitário/Iturama (2018) e Coordenador Substituto do curso de C. Biológicas/ UFTM-Iturama(2019-2020) além de Coordenador do curso de C. Biológicas/ UFTM-Iturama (2020-2024). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Biblioteca Central Zilma Parente de Barros. (AU)
Dentro do contexto do manejo integrado de pragas e vetores, a necessidade da avaliação de novas armas para o controle de insetos de importância médica é uma constante, ainda mais diante dos contínuos registros de resistência aos inseticidas já utilizados rotineiramente. Assim, o presente projeto tem por objetivo avaliar o potencial inseticida de extratos de diversas plantas da flora brasi…
O projeto pretende avaliar a atividade (cura ou controle) de extratos vegetais de flora brasileira em culturas de Entamoeba histolytica, visto que esse parasita é o principal causador da disenteria amebiana que acomete mundialmente as populações carentes. (AU)
1 | Auxílios à pesquisa concluídos |
2 | Bolsas no país concluídas |
3 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |