Busca avançada
Ano de início
Entree

Emma Otta

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Tem graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984). É professora titular da Universidade de São Paulo. No CNPq, foi membro do Comitê Assessor de Psicologia (2001-2003) e presidente do CA (2003-2004); na CAPES, membro do Comitê para avaliação de cursos de Pós-Graduação em Psicologia (2000-2001; 2005-2006). Foi Chefe de Departamento (2000-2004; 2012-2016), Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2003-2005), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental conceito ?7? na CAPES (1996-2005); Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2008-2012). Foi Pró-Reitora de Pesquisa da USP (2018-2019). Tem experiência na coordenação de projetos de pesquisa envolvendo redes (Projeto Temático da FAPESP No 06/59192; PROCAD/CAPES No 0067/05-9; CEPID-PITE Centro de Pesquisa em Bem-Estar e Comportamento Humano FAPESP 2014/502825). O CEPID-Pite deu lugar após cinco anos ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Expressão de Emoções no Homem e nos Animais que coordena. Organizou o livro Estados Afetivos e Comportamento Humano: Bases Psicoetológicas (Edital Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para oEnsino de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação da USP - Coleção de Livros Didáticos da EDUSP).Tem experiência no estudo do comportamento a partir da perspectiva psicoetológica. Coordena atualmente o Painel USP de Gêmeos e o Projeto Antrozoo. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Cães e pessoas, mais do que amizade 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acervo Alergia e imunologia Análise do discurso Análise estatística de dados Análise estatística Análise facial Anúncios Aquisição de materiais Artigo científico Bem-estar do animal Bem-estar social Bibliotecas Biotério Brachyteles arachnoides Cães Callithrix Ciências Biológicas Ciências Humanas Colaboração científica Comportamento Animal Comportamento materno animal Comportamento materno Comportamento reprodutivo animal Comunicação não verbal Criatividade Depressão pós-parto Depressão Desenvolvimento humano Desenvolvimento infantil Desenvolvimento Diferenças interculturais Diferencial semântico Dominância Emoções Endocrinologia Envelhecimento Equipamentos multiusuários Espectroscopia infravermelha Estimulação transcraniana por corrente contínua Estímulos Estresse em animal Estresse psicológico Estresse Estrógenos Estudo comparativo Estudos experimentais Etologia humana Expressão facial Felicidade Fluoxetina Fundamentos e Medidas da Psicologia Gêmeos Gêneros (grupos sociais) Genótipo Gravidez Herdabilidade Hormônio luteinizante Humor Imagem por ressonância magnética funcional Indicadores sociais Interação homem-animal Intercâmbio de pesquisadores Irmãos Isolamento social Livros Mata Atlântica Modelos matemáticos Muriqui-do-Sul Muriquis Neurociências Neuroimagem Primatas Progesterona Psicanálise Psicologia Cognitiva Psicologia Comparativa Psicologia Experimental Psicologia Fisiológica Psicologia Social Psicologia do Desenvolvimento Humano Psicologia positiva Psicologia Publicações de divulgação científica Reconhecimento facial Recursos para a pesquisa Relações conjugais Relações familiares Relações mãe-filho Reprodução Resiliência psicológica Ressonância magnética Serviços para usuários de bibliotecas Sexualidade Sociabilidade Sorriso Testes visuais Testosterona Zoologia
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - O riso - 1º bloco


Publicado em 16 de março de 2015 - SP Pesquisa - O riso - 1º bloco. O riso e o humor, vistos pelas neurociências e pela história cultural. De acordo com Aristóteles, o riso é exclusivo do ser humano. Esse é hoje um ponto de debate entre os cientistas. Já o humor não está em discussão. É exclusivo nosso. É quando, por meio da nossa particular cognição, fazemos associações complexas que dão graça a um determinado fato ou ação. As pessoas gostam de rir e até pagam para isso. Mas por que dar risada é tão agradável?

Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-estar e Comportamento Humano


Publicado em junho de 2016 - Agência FAPESP. Coordenado por Emma Otta, professora titular do Departamento de Psicologia Experimental da USP, e por Patrícia Tobo, gerente científica de Ciências de Bem-Estar da Natura, multinacional brasileira, o Centro tem como fundamento de suas pesquisas a neurociência e a psicologia, esta como produtora de conhecimentos científicos a partir do estudo do comportamento e suas causas. As pesquisas estarão concentradas em duas áreas principais: psicologia positiva e neurociência cognitiva. A psicologia positiva tem seu foco no estudo e no desenvolvimento das qualidades humanas, como otimismo, resiliência, cultivo das emoções positivas e autoestima. Já a neurociência cognitiva estuda a atenção, a memória e a linguagem, além da regulação emocional e sua influência nas relações sociais, em questões como raça, gênero e condições sociais, entre outros fatores.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: