Busca avançada
Ano de início
Entree

Newton Duarte

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Nascido na cidade de São Paulo, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985 e obteve o título de Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é docente da UNESP e leciona no campus de Araraquara. Nessa universidade obteve, em 1999 o título de Livre-Docente e em 2009 foi nomeado para o cargo de Professor Titular. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado, com bolsa da CAPES, no Ontario Institute for Studies in Education (OISE) na Universidade de Toronto, Canadá. De agosto de 2011 a julho de 2012 foi pesquisador visitante, com bolsa da CAPES, Centre for Social and Political Thought (CSPT), Universidade de Sussex, Brighton, Inglaterra. De setembro de 2019 a março de 2020 foi pesquisador visitante no Institute for the Humanities, Universidade Simon Fraser, Vancouver, Canadá, tendo recebido bolsa da FAPESP para o período de novembro/2019 a fevereiro/2020. Desde 1996 suas pesquisas têm sido apoiadas pelo CNPq na forma de bolsa de produtividade em pesquisa. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta com pesquisadores de várias universidades brasileiras. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2 edição em 2021); Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie (2021) em coautoria com Dermeval Saviani; A Individualidade Para Si (3 edição em 2013), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (5 edição, 2011); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Crítica ao Fetichismo da Individualidade (Org.; 2 edição em 2012); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) co-editada com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010) em coautoria com Sandra Della Fonte;. Suas pesquisas em andamentos são: 1) Relações entre conhecimento objetivo, posicionamento ético-político e desenvolvimento dos indivíduos nas concepções de currículo da pedagogia histórico-crítica e da teoria do conhecimento poderoso (powerful knowledge). 2) Arte e formação humana em Lukács e Vigotski; 3) A perspectiva marxista em educação e as pedagogias contemporâneas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 14/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.