Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de genes diferencialmente expressos e analise do proteoma de linhagens de glioma de rato sensíveis e resistentes a hormônios anti-tumorais glicocorticóides

Processo: 00/12819-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mari Cleide Sogayar
Beneficiário:Marcos Angelo Almeida Demasi
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glicocorticoides | Glioma/Glioblastoma

Resumo

Tumores cerebrais do tipo glioma e glioblastoma estão entre os mais freqüentes e fatais do sistema nervoso central. Hormônios glicocorticóides (GC) são utilizados na quimioterapia destes tumores, entretanto, seu mecanismo ainda é pouco conhecido. A linhagem celular C6 foi estabelecida em cultura a partir de um glioma de rato, induzido quimicamente por metilnitrosuréia. Variantes hipersensivel (ST1) e resistente (P7) ao tratamento com GC foram isoladas a partir da linhagem C6. A variante ST1 tem sido utilizada para o estudo do mecanismo de ação de GC, uma vez que esta linhagem reverte do fenótipo transformado e tumoral para normal, sob a ação destes hormônios. Uma das estratégias que vem sendo utilizada é o isolamento e clonagem de genes diferencialmente expressos a partir de ST 1 sob tratamento com GC. Esta abordagem já permitiu isolar, identificar e caracterizar parcialmente cerca de uma dezena de genes diferencialmente regulados por GC. Neste projeto, propõe-se: a) isolar os cDNAs completos correspondentes a alguns destes genes diferencialmente expressos e realizar sua caracterização funcional in vitro; e b) implementar no laboratório a tecnologia de eletroforese bi-dimensional, aliando-a a procedimentos de quantificação e identificação, para gerar perfis protéicos e identificar as proteínas diferencialmente expressas na presença do agente anti-tumoral. Essas estratégias poderão revelar ferramentas gênicas valiosas para diagnóstico, acompanhamento e terapia tumoral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEMASI, Marcos Angelo Almeida. Caracterização funcional de genes diferencialmente regulados por glicocorticóides e análise do proteoma em linhagem de glioma sensível à hormônios anti-tumorais glicocorticóides. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.