Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao ultra-sonografica do globo ocular em caes submetidos a facectomia por facoemulsificacao com ou sem implante de lente intra-ocular.

Processo: 08/56361-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Joaquim Titton Ranzani
Beneficiário:Priscila Teodoro Pavan
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Catarata   Facoemulsificação   Cães   Lentes intraoculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cao | Catarata | Facoemulsificacao | Lentes Intra-Oculares | Utra-Som

Resumo

O exame ultra-sonográfico tem sido utilizado para diagnóstico das doenças oftálmicas humanas desde 1956, já em Medicina Veterinária o seu uso foi somente descrito em 1968. O olho é uma ótima estrutura para ser analisada por ultra-sonografia, por ser em grande parte constituído de líquidos e de algumas superfícies internas refletivas. Além de ser um método simples e rápido, causa pouco estresse ao animal, também é um método seguro e não invasivo. Hifema, hipópio, uveíte, degeneração do humor vítreo, descolamento de vítreo posterior, hialose asteróide e descolamento de retina são as principais complicações encontradas no pós-operatório de catarata, que podem ser avaliadas pelo exame ultra-sonográfico ocular. O objetivo do presente estudo será descrever e comparar as alterações ultra-sonográficas encontradas em olhos de cães submetidos à facectomia por facoemulsificação, com ou sem implante de lente intra-ocular (LIO), na tentativa de auxiliar no diagnóstico de possíveis alterações decorrentes do procedimento cirúrgico, bem como sua correspondência com alterações clínicas Serão utilizados 30 cães machos e fêmeas, de várias raças e idades, saudáveis, não diabéticos e portadores de catarata já operados. Os animais inicialmente serão submetidos a exame oftálmico completo, em ambiente de baixa luminosidade, e em seguida um colírio anestésico tópico oftálmico será administrado antes do exame ultra-sonográfico. Serão constituídos três grupos de 10 cães, CA (cães afácicos), PP (cães pseudofácicos com implante de duas LIOs em piggyback) e PL (cães pseudofácicos com implante de uma LIO veterinária de 41 D). O desenvolvimento do presente trabalho, além de demonstrar as possíveis alterações intra-oculares, no pós-cirúrgico de facectomias, servirá de base para dirimir a controvérsia observada na literatura quanto à utilização ou não de LIO em animais da espécie canina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAVAN, Priscila Teodoro. Avaliação ultrassonográfica do bulbo ocular em cães submetidos à facectomia por facoemulsificação com ou sem implante de lente intraocular. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.