Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendo o Sol por testemunha: população portuguesa na Baía de Paranaguá (c.1790-1850)

Processo: 10/04989-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Carlos de Almeida Prado Bacellar
Beneficiário:Andre Luiz Moscaleski Cavazzani
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da família   Emigração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emigração | História Atlântica | História da Familia | emigração

Resumo

Fato indicado pela historiografia, a vila portuária de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, sob a jurisdição da Capitania de São Paulo, ao que tudo indica, foi foco significativo de entrada de emigrantes portugueses em fins do século XVIII. Não obstante, tanto o processo de transferência populacional lusíada, quanto os mecanismos de enraizamento dos portugueses nessa vila restam ainda pouco aprofundados. Assim, o objetivo desse trabalho consiste justamente, em trazer à lume as diversas redes de sociabilidades, os circuitos mercantis, as redes de poder, enfim, as teias sociais das quais os portugueses radicados em Paranaguá tomaram parte, à medida que por ali se estabeleciam. Como fio condutor desta análise serão utilizados dois preciosos códices de memórias legados pelo reinol Antonio Vieira dos Santos, estabelecido em Paranaguá no período estudado. Porém, como também se trata de um estudo verticalizado acerca da população portuguesa em termos globais, serão agregadas ao corpo documental fontes seriadas de caráter civil e eclesiástico, com especial ênfase: às listas nominativas, testamentos e inventários post mortem, bem como, atas de catolicidade e processos de banhos e dispensas matrimoniais, com vistas a apreender o processo de enraizamento reinol em Paranaguá na época indicada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVAZZANI, Andre Luiz Moscaleski. Tendo o sol por testemunha: população portuguesa na Baía de Paranaguá (c. 1750-1830). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.