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Afetividade e condições de ensino: a mediação pedagógica e sua repercussão na educação de jovens e adultos.

Processo: 11/03859-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Daniela Gobbo Donadon Gazoli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Desenvolvimento   Mediação   Psicologia educacional   Aprendizagem   Afetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afetividade | aprendizagem | desenvolvimento | Educação de Jovens e Adultos | Mediação | Psicologia Educacional

Resumo

Esta pesquisa pretende dar continuidade, aprofundar e ampliar a investigação sobre aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos, com foco nas relações que se estabelecem entre aluno e objetos de conhecimento, trabalho iniciado em pesquisa desenvolvida durante a graduação, Iniciação Científica financiada pela FAPESP. Tem como objetivos identificar, descrever e analisar, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, as implicações das relações afetivas que se estabelecem na mediação do professor na relação que se estabelece entre alunos e objetos de conhecimento, focalizando-se os aspectos afetivos positivos dessas relações observadas. Buscar-se-á, principalmente, analisar o desenvolvimento cognitivo vivenciado por alunos adultos no processo de escolarização, visando obter conhecimentos a respeito dos avanços apresentados pelos adultos. As bases teóricas fixam-se na área da Psicologia, principalmente em VYGOTSKY (1993, 1998) e WALLON (1968, 1979). A coleta de dados tomará por base a metodologia qualitativa, utilizando o procedimento de autoscopia. Os dados obtidos serão agrupados em núcleos de significação, tomando por base a abordagem teórica assumida, sem deixar de dar a devida importância ao caráter social ao qual a modalidade EJA nos remete. Sua pertinência firma-se na relevância social do tema, na importância da questão da afetividade e nas possibilidades de contribuir para um maior conhecimento da temática ainda pouco pesquisada.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAZOLI, Daniela Gobbo Donadon. Afetividade e condições de ensino na educação de jovens e adultos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.