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Sobre os limites das técnicas de Machine Learning no aprendizado de políticas de escalonamento

Processo: 22/06906-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Alfredo Goldman vel Lejbman
Beneficiário:Lucas de Sousa Rosa
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/26702-8 - Tendências em computação de alto desempenho, do gerenciamento de recursos a novas arquiteturas de computadores, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):22/14673-6 - Avaliando técnicas de aprendizado de máquina e simulações para criar heurísticas de escalonamento eficientes, BE.EP.IC
Assunto(s):Aprendizado computacional   Computação de alto desempenho   Simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizado de máquinas | Computação de Alta Performance | Heurísticas de Escalomento | Simulação | Computação de Alto Desempenho

Resumo

O uso de Computação de Alto Desempenho (HPC) vem aumentando nas mais diferentes áreas. Ao mesmo tempo que tais plataformas evoluem tanto em tamanho, quanto em complexidade; o seu consumo energético também aumenta. Nesse sentido, grandes esforços vem sendo feito por parte dos pesquisadores na tentativa de fazer um uso mais eficiente dessas plataformas. Neste trabalho, nos propomos a contribuir com esses esforços aprimorando um dos diferentes aspectos relacionados ao desempenho: o gerenciamento de recursos.Pretendemos explorar diferentes metodologias dentro do campo de Aprendizado de Máquinas no contexto do escalonamento de tarefas. Partindo de dados gerados por simulação, pretendemos modelar o impacto de escalonar diferentes tipos tarefas em termos do bounded slowdown médio por meio de métodos de regressão. Por fim, cada modelo será testado em experimentos simulados considerando diferentes configurações de plataformas e características das tarefas.

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