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A reforma educacional de 1971 e a perda da autonomia da disciplina história (1971-1978)

Processo: 96/10206-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ernesta Zamboni
Beneficiário:Maria Do Carmo Martins
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo   Ensino   Legislação escolar   Política educacional   Reforma do ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Federal Educacao | Curriculo | Ensino | Legislacao | Metodologia | Politica Educacional

Resumo

O projeto busca compreender as premissas; o ideário e as configurações políticas que o Conselho Federal de Educação utilizou para definir, nos anos 70, o status da disciplina história como componente da área de Estudos Sociais. As implicações dessa reformulação e os movimentos sociais de oposição a essa política completam o processo de entendimento do período. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Maria Do Carmo. A historia prescrita e disciplinada nos curriculos escolares: quem legitima esses saberes?. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.