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Estudo de uma planta piloto para combustão em leito fluidizado de carvões minerais brasileiros com altos teores de cinzas e enxofre

Processo: 98/13232-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Josmar Davilson Pagliuso
Beneficiário:Joao Paulo Tureso
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcario | Carvao | Combustao | Fluidizacao | Nox | So2

Resumo

O carvão mineral nacional representa uma grande alternativa para a solução do problema energético do Brasil. Os maiores problemas técnicos associados à queima destes carvões referem-se às emissões de gases poluentes de enxofre e nitrogênio, e às problemas causados por fusão de cinzas. O processo de combustão em leito fluidizado permite o controle eficaz das emissões de óxidos de enxofre e nitrogênio, dispensando instalações adicionais de tratamento de gases, e elimina o problema de fusão de cinzas. Este projeto visa o estabelecimento da performance de uma planta piloto para combustão em leito fluidizado de carvões minerais com altos teores de cinzas e enxofre quanto à utilização de carvão, e quanto à absorção de SO2 por aditivos calcários. Espera-se contribuir na área do aproveitamento do carvão mineral brasileiro para geração termoelétrica de larga escala. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TURESO, João Paulo. Estudo de uma planta piloto para a combustão em leito fluidizado borbulhante de carvões minerais brasileiros com altos teores de cinzas e enxofre. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.