Busca avançada
Ano de início
Entree

Extração por solvente sinérgica de cobre níquel e zinco

Processo: 13/22614-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Denise Crocce Romano Espinosa
Beneficiário:Monica Maria Jimenez Correa
Supervisor: David Bruce Dreisinger
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of British Columbia, Vancouver (UBC), Canadá  
Vinculado à bolsa:12/20350-3 - Separação e purificação de metais presentes em placas de circuito impresso de computadores descartados utilizando-se extração por solventes, BP.MS
Assunto(s):Hidrometalurgia   Separação de resíduos sólidos   Níquel   Zinco   Cobre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cobre | Extração por solventes sinérgica | Hidrometalurgia | níquel e zinco | placas de circuito impresso | Hidrometalúrgia-Extração por solventes

Resumo

A reciclagem e valorização de resíduos sólidos é um dos tópicos de maior interesse e discussão atualmente no mundo, em vista das questões ambientais, deve-se optar pela recuperação dos materiais que se encontram em resíduos e não apenas por encaminhar estes resíduos para aterros, sendo que, grande parte de esta sucata esta composta por metais preciosos. Dentre dos resíduos sólidos com maior potencial para recuperação de diversos metais se encontram os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE), sendo este, um dos fluxos de resíduos que mais cresce no mundo. O objetivo deste trabalho é a separação de metais como cobre, níquel e zinco encontrados em placas de circuito impresso (PCI) de computadores descartados, através de extração por solvente sinérgica. Neste trabalho serão avaliados diferentes parâmetros para separar os metais de interesse. No processo de extração por solvente sinérgica, inicialmente será escolhido o sistema que apresente os melhores resultados para atingir nosso objetivo, avaliando a influência do pH. Após escolhido o sistema sinérgico serão avaliados parâmetros como: a relação aquosa/orgânica, a concentração do extratante e a temperatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
JIMENEZ CORREA, MONICA MARIA; CIANGA SILVAS, FLAVIA PAULUCCI; ALIPRANDINI, PAULA; DE MORAES, VIVIANE TAVARES; DREISINGER, DAVID; ROMANO ESPINOSA, DENISE CROCCE. . Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 35, n. 3, p. 919-929, . (13/22614-0, 12/20350-3, 12/51871-9)