Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes sociais da mobilidade funcional e quedas em idosos do município de São Paulo: uma análise multinível

Processo: 14/06721-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho
Beneficiário:Carla Ferreira Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Limitação da mobilidade   Determinantes sociais da saúde   Idosos   Acidentes por quedas   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:determinantes sociais | Idosos | mobilidade funcional | quedas | Gerontologia

Resumo

Introdução: A maioria dos países tem passado por um processo de transição demográfica, resultando no aumento da população idosa. Diferentemente de países europeus, que tiveram tempo de se desenvolver economicamente antes de envelhecer, o Brasil vem passando por esta transição de forma acelerada e em uma situação de baixo nível de renda per capita. A população idosa apresenta maior vulnerabilidade em relação às doenças crônicas e aos acidentes como as quedas, que estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade por causas externas nessa faixa etária. Além disso, podem gerar consequências persistentes como fraturas, inatividade social e declínio funcional. A identificação dos determinantes sociais das quedas e da mobilidade funcional no município de São Paulo poderá oferecer informações importantes para a identificação de fatores de risco e para o planejamento de estratégias preventivas. Objetivo: Analisar os determinantes sociais da mobilidade funcional e quedas em uma amostra representativa de idosos do município de São Paulo. Metodologia: A pesquisa utilizará os resultados do Estudo Saúde Bem Estar e Envelhecimento (SABE), um estudo coordenado pela Organização Pan-Americana de Saúde, que teve como objetivo traçar o perfil das condições de vida das pessoas idosas de centros urbanos de sete países da América Latina e Caribe. O presente estudo analisará os resultados da pesquisa referente aos idosos do município de São Paulo e terá um desenho longitudinal, utilizando os dados de 2006 e 2010. As variáveis dependentes de interesse para a pesquisa serão o estado funcional de mobilidade e o relato de queda em 2010. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
DO NASCIMENTO, CARLA FERREIRA; OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; LEBRAO, MARIA LUCIA; PORTO CHIAVEGATTO FILHO, ALEXANDRE DIAS. . JOURNAL OF AGING AND HEALTH, v. 30, n. 1, p. 118-139, . (14/06721-4)
DO NASCIMENTO, CARLA FERREIRA; OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; LEBRAO, MARIA LUCIA; PORTO CHIAVEGATTO FILHO, ALEXANDRE DIAS. . ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS, v. 68, p. 119-125, . (14/06721-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Carla Ferreira Do. Determinantes sociais da mobilidade funcional e quedas em idosos do município de São Paulo: uma análise multinível. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.