Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre Variáveis Cinemáticas e Custo Energético da Marcha em Idosos Institucionalizados com Declínio Cognitivo

Processo: 16/02727-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nise Ribeiro Marques
Beneficiário:Ana Paula de Martini Lopes dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Marcha (locomoção)   Idosos   Acidentes por quedas   Saúde do idoso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Custo energético | Idosos | marcha | quedas | cinesiologia e biomecânica

Resumo

Introdução: O aumento da expectativa de vida e o consequente crescimento da população idosa resulta na necessidade de estudos que identifiquem a melhora da qualidade de vida dessa população. A queda é um dos fatores de risco a saúde do idoso. Em especial, idosos com déficit cognitivo, que estão mais vulneráveis a quedas. A análise da marcha nesses idosos é essencial para entender os fatores que levam à queda, e traçar planos de tratamento de prevenção deste evento potencialmente danoso ao idoso.Objetivos: Correlacionar o custo energético estimado com variáveis cinemáticas da marcha de idosos institucionalizados.Métodos: Serão avaliados 30 idosos, de ambos os sexos, com declínio cognitivo. As fases da marcha serão detectadas por meio de sensores de pressão (footswitches), localizados sobre a base do hálux e o calcâneo dos dois pés. O custo energético será estimado por meio do tempo de apoio da marcha. A coleta será realizada em uma passarela de 10 metros, em velocidade de preferência. Serão consideradas as variáveis: tempo de apoio, tempo da passada, tempo de balanço, velocidade da marcha, tempo de duplo apoio e oscilação centro de gravidade. Será considerada para a análise estatística o teste de correlação de Spearman ou Pearson, considerando significativo p < 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
MARQUES, NISE RIBEIRO; CAMILO, GIOVANNA FERREIRA; DE MARTINI LOPES DOS SANTOS, ANA PAULA; CARDOSO, BRUNA CARVALHO; NAVEGA, MARCELO TAVELLA; CARVALHO DE ABREU, DANIELA CRISTINA. . CLINICAL BIOMECHANICS, v. 65, p. 123-127, . (16/02727-3, 16/02728-0)
MARQUES, NISE RIBEIRO; DE MARTINI LOPES DOS SANTOS, ANA PAULA; CAMILO, GIOVANNA FERREIRA; CARDOSO, BRUNA CARVALHO; BRANDO, NATALIA DIAS; HOFFMAN, JULIA; NAVEGA, MARCELO TAVELLA; CARVALHO LEITE DE ABREU, DANIELA CRISTINA. . HUMAN MOVEMENT SCIENCE, v. 75, . (16/02728-0, 16/02727-3)