Busca avançada
Ano de início
Entree

Biossíntese e degradação de frutanos em diferentes regiões do rizóforo de Vernonia herbacea (Vell.) Rusby

Processo: 02/11227-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Angela Machado de Carvalho
Beneficiário:Maria Teresa Portes
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05124-8 - Conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: o armazenamento de carboidratos e seu papel na adaptação e manutenção de plantas em seu habitat natural, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Crescimento vegetal   Vernonia   Rizosfera   Metabolismo vegetal   Frutanos   Polissacarídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerrado | Feh | Fft | Frutanos | Sst | Vernonia Herbacea

Resumo

Muitas espécies herbáceas do cerrado possuem órgãos subterrâneos de reserva; entre estas está Vernonia herbacea, Asteraceae, cujos rizóforos acumulam frutanos do tipo inulina. Os frutanos são polímeros de frutose originados da sacarose, encontrados na forma de séries homólogas de oligo e polissacarídeos não redutores. São sintetizados pela ação da SST (sacarose: sacarose frutosiltransferase), que catalisa a síntese da 1- cestose, primeiro membro da série, e da FFT (frutano: frutano frutosiltransferase), responsável pelo alongamento da cadeia. A despolimerização se dá pela FEH (frutano-exohidrolase). Plantas dessa espécie apresentam crescimento sazonal com um período de dormência, no inverno, brotação de órgão aéreos na primavera seguido de floração. O teor e a composição de frutanos variam nas diferentes épocas do ano e nas diferentes fases fenológicas. A remoção dos ramos aéreos por poda é um fator indutor da brotação e da atividade da FEH em plantas de Vernonia herbacea. A rebrota de ramos se dá pelo desenvolvimento das gemas situadas na região proximal do rizóforo. Experimentos preliminares revelaram um gradiente de concentração de frutanos que aumentou da região distai para a proximal deste órgão. Em vista destas informações, o projeto visa ao estudo da SST, FFT e FEH, bem como do teor e da composição dos frutanos nas regiões proximal, mediana e distai dos rizóforos, com o objetivo de se detectar possíveis diferenças ao longo do eixo de crescimento deste órgão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESCIA, TATIANA BOTELHO; LOURO, RICARDO PEREIRA; BARBEDO, CLAUDIO JOSE; CARBONERO, ELAINE ROSECHRER; FIGUEIREDO-RIBEIRO, RITA DE CASSIA L.; BRAGA, MARCIA REGINA. Changes in cell wall composition and ultrastructure related to desiccation during the seed maturation of Paubrasilia echinata (brazilwood). PROTOPLASMA, v. N/A, p. 15-pg., . (02/11227-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTES, Maria Teresa. Biossíntese e degradação de frutanos em diferentes regiões do rizóforo de Vernonia herbacea (Vell.) Rusby (Asteraceae). 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.