Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica das espécies brasileiras do gênero Lycosa latreille, 1804 (Araneae: Lycosidae)

Processo: 02/11275-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Eder Sandro Soares Álvares
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05446-8 - Biodiversidade de Arachnida e Myriapoda do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Araneae   Distribuição animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Araneae | Brasil | Lycosa | Lycosidae | Sistematica

Resumo

A família Lycosidae contém atualmente 34 gêneros na Região Neotropical. Seus representantes apresentam grande importância ecológica, médica, bioquímica e farmacológica, em função de suas características biológicas e das propriedades de seu veneno. Ainda assim esta família tem sido negligenciada sob o ponto de vista taxonômico e a maioria dos gêneros e espécies neotnopicais encontra-se pouco trabalhada e confusa. Este projeto visa iniciar a pesquisa sistemática da família Lycosidae, propondo, inicialmente, uma revisão das espécies brasileiras incluídas em Lycosa, o gêneno-tipo da família e um dos mais abundantes no sudeste do Brasil. Inicialmente serão examinados os tipos das espécies brasileiras e posteriormente material não tipo de coleções brasileiras e estrangeiras. Além disso, será examinado material da espécie-tipo do gênero, L. tarantula (Linnaeus) para confirmar a posição das espécies brasileiras. Será apresentada uma chave para espécies brasileiras, descrições, diagnoses, possíveis sinonímias, desenhos de estruturas somáticas e de genitália, além de mapas de distribuição das espécies no território nacional. Como as relações dos integrantes desta família ainda são mal conhecidas, serão observados neste trabalho caracteres morfológicos que indiquem a presença de grupos de espécies entre os integrantes neotropicais do gênero Lycosa, até que uma ampla revisão genérica da família possa ser elaborada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ÉDER SANDRO SOARES ÁLVARES; MÁRIO DE MARIA. First record of Cyrtophora citricola (Forskål) in Brazil (Araneae, Araneidae). Revista Brasileira de Zoologia, v. 21, n. 1, p. 155-156, . (02/11275-6, 99/05446-8)