Busca avançada
Ano de início
Entree

Haplótipos no gene IL4 estão associados com suscetibilidade à doença periodontal?

Processo: 07/05606-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Raquel Mantuaneli Scarel Caminaga
Beneficiário:Giovana Anovazzi Medeiros
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Polimorfismo genético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doença periodontal | Interleucina | Polimorfismos | suscetibilidade genética | Imunogenética

Resumo

Atualmente a doença periodontal (DP) é tida como uma das maiores causas da morbidade dental em todo o mundo. Tem-se considerado a DP como uma patologia de caráter multifatorial, pois há interação entre a infecção por microrganismos periodontopatogênicos e fatores do hospedeiro como a carga genética, stress e hábitos como fumo. O tecido periodontal inflamado apresenta muitos linfócitos T e macrófagos que produzem várias citocinas. Uma importante citocina que tem sido investigada na DP é a interleucina 4 (IL-4). A literatura apresenta resultados conflitantes sobre a concentração de IL-4 (tanto em nível de RNA mensageiro quanto proteína) no soro, em fluido e tecido gengival de pacientes com e sem DP. Um fato interessante foi a observação que determinados polimorfismos no gene IL4 relacionaram-se à baixa produção da citocina em pacientes alemães com periodontite agressiva. Como a frequência de alelos dos polimorfismos varia de acordo com a etnia ou população, a busca de marcadores genéticos de suscetibilidade à DP se faz importante na população brasileira, não só pelo alto índice de pessoas afetadas, mas pela particular característica genética da nossa população que é altamente miscigenada. O objetivo deste projeto é investigar se polimorfismos no gene IL4, e/ou os haplótipos por eles formados, estão relacionados com suscetibilidade à Doença Periodontal. Este estudo visa ampliar (para o gene IL4) a investigação da relação genética na DP, pois polimorfismos em outros genes já estão sendo investigados pelo presente grupo de pesquisa com o apoio da FAPESP. Farão parte deste estudo 125 indivíduos com DP e 125 indivíduos sem DP que tiveram seu DNA extraído de células da mucosa oral obtidas por meio de bochecho com glicose a 3%. Serão investigados três polimorfismos no gene IL4 (-590 C/T, +33 C/T e 70 Pb Del/Ins, localizados no promotor, exon e intron, respectivamente) por meio da amplificação de parte do gene por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) seguida de digestão por enzimas de restrição para os dois primeiros loci. Como o polimorfismo no intron é do tipo VNTR (número variável de repetições em tandem), a distinção dos genótipos se dará pela simples amplificação por PCR. Os produtos da PCR, digeridos ou não, serão submetidos a eletroforese em gel de agarose ou poliacrilamida seguida de coloração por brometo de etídio ou nitrato de prata para possibilitar a genotipagem de cada indivíduo para cada lócus. Os resultados serão analisados estatisticamente (teste odds ratio, equilíbrio de Hardy-Weinberg, desequilíbrio de ligação), no intuito de verificar se há associação dos referidos polimorfismos com a DP na nossa população.Desta forma, pretende-se contribuir com a melhor compreensão do papel da imunogenética na DP na nossa população, mais especificamente no que se refere ao gene IL4, para futuramente, poder detectar indivíduos que, pela sua carga genética, necessitem de um maior acompanhamento odontológico para manutenção da sua saúde oral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANOVAZZI, GIOVANA; KIM, YEON J.; VIANA, ALINE C.; CURTIS, KAREN M. C.; ORRICO, SILVANA R. P.; CIRELLI, JONI A.; SCAREL-CAMINAGA, RAQUEL M.. Polymorphisms and Haplotypes in the Interleukin-4 Gene are Associated With Chronic Periodontitis in a Brazilian Population. Journal of Periodontology, v. 81, n. 3, p. 392-402, . (07/05606-3, 05/03231-7, 03/10424-0)