Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de testes para avaliação do desempenho de eqüinos 'a campo' e estudo da relação entre desempenho e incidência de babesiose em eqüinos treinados para provas de pólo eqüestre de alto nível

Processo: 07/08671-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Antonio de Queiroz Neto
Beneficiário:Guilherme de Camargo Ferraz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Glicose   Lactatos   Eficiência   Babesiose   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Babesiose | desempenho | equinos | Glicose | lactato | pólo | Medicina esportiva eqüina

Resumo

Atualmente o complexo do agronegócio cavalo configura-se como uma potência econômica tanto para o mercado interno por meio da geração de empregos, diretos e indiretos, como para as exportações. Segundo a Comissão Nacional do Cavalo, o Brasil possui 23 associações de produtores de cavalos sendo que a atividade eqüestre movimenta R$ 7,3 bilhões anuais. Desta maneira, a busca de novas soluções tecnológicas e execução de pesquisas devem considerar a utilização sustentável dos animais. Assim, itens relacionados à prevenção do excesso de treinamento que, invariavelmente provocam lesões, principalmente músculo-esqueléticas, acarretam em perdas tanto da vida útil do atleta quanto financeira. Para enfrentar esses desafios emergentes, o meio acadêmico deve integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, gerando conhecimento técnico para médicos veterinários e zootecnistas que atuam no campo. Estes precisam integrar profissionais, treinadores e proprietários nesta visão sustentável. Isto posto, a fisiologia do exercício, por meio da utilização de testes de esforço, realizados no campo para avaliação do desempenho, torna-se ferramenta fundamental no estabelecimento da intensidade do treinamento e avaliação de atletas da espécie eqüina. Além disso, os testes podem ter utilidade clínica. A babesiose é um problema endêmico no Brasil, tanto no que diz respeito às barreiras internacionais, quanto às perdas durante o treinamento nas diversas modalidades eqüestres. Neste projeto objetiva-se, comparar três diferentes metodologias, a campo, para a estimativa do limiar de anaerobiose em eqüinos (Limiar Anaeróbico Individua - LAI, a V4 e o Ponto de Lactato Mínimo - Lacmin) e determinar o mais adequado. Com o método definido, e com o auxílio da análise de outras variáveis fisiológicas, acompanhar cavalos de pólo em provas do campeonato brasileiro, correlacionando-se as variáveis fisiológicas, obtidas nas provas e nos testes de esforço, com possíveis respostas subclínicas causadas pela Babesiose eqüina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERKMAN, CAROLINA; TEIXEIRA, LUISA GOUVEA; PEREIRA, MARSEL CARVALHO; DE LIMA SAMPAIO, RITA DE CASSIA; BERNARDI, NARA SARAIVA; DE LACERDA NETO, JOSE CORREIA; NETO, ANTONIO DE QUEIROZ; FERRAZ, GUILHERME DE CAMARGO. Distance exercised during submaximal training on race winnings for Thoroughbred racehorses. Ciência Rural, v. 45, n. 7, p. 1268-1273, . (07/08671-0)